Prodígio do badminton do PI retorna após segundo intercâmbio na Espanha

13/05/2017 11h05


Fonte Globoeporte.com

Juliana Viana é um prodígio das quadras do badminton. A atleta do Joca Claudino retornou para casa após seu segundo intercâmbio internacional na cidade de Oviedo, na Espanha. No Piauí, a garota de 12 anos disputa competições da modalidade na categoria sub-15 e é considerada pelos colegas um fenômeno pela precisão, leveza, agilidade, dedicação e técnica aguçada.

Imagem: Arquivo PessoalClique para ampliarJuliana Viana com 12 anos disputa nas categorias sub-15 e sub-19.(Imagem:Arquivo Pessoal)

A atleta ficou na Espanha três meses em treinamentos intensos e diários com seis horas de dedicação. Durante esse período, a piauiense conviveu com atletas de outras categorias da Argentina, Equador e conquistou na Bélgica o torneio Internacional Victor Jot, disputado na cidade de Edegem.

De volta a Teresina, a atleta iniciou os treinamentos para disputar a II Etapa do Nacional de Badminton, que será realizada na capital piauiense, nos dias 29 a 02 de julho, no Centro de Treinamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

- Minha expectativa para a etapa do nacional que será realizada na minha cidade é boa e vai ser melhor pela infraestrutura que será montada, além de ser no lugar onde eu treino. Estou feliz em jogar perto da minha família, dos meus companheiros de clube que vão ter oportunidade de me ver jogando. Tem um gosto especial jogar na minha própria casa, na minha cidade. Vou treinar bastante até lá - explicou Juliana Viana.

A atleta é uma promessa da modalidade no país. O primeiro intercâmbio de Juliana na Espanha ocorreu em 2016. Na ocasião, disputou competições no país e o Mundial Júnior Espanhol, em Bilbao, em que foi derrotada pela tailandesa, Pornpawee Chochuwong. Juliana ressaltou que a distância da família causou tristeza, mas uou isso para se superar nas competições.

- Essa é a segunda vez que fui para a Espanha. Ano passado fiquei três meses e esse ano também. As expectativas são as melhores, sempre tentando aprender muito e aproveitar as oportunidades, treinando todo dia, conhecendo outro idioma, cultura e outros modos de treinamento. Sempre tento aproveitar o máximo, aumentando as expectativas do lugar, dos treinamentos para melhorar bastante o meu desempenho - continuou Juliana.

O rendimento da adolescente é elogiado pela treinadora de clube, Karem Lima, que confirma o nível de concentração da “Juju”, como é conhecida pelos companheiros do Joca. Por conta do intercâmbio, a atleta não disputou a I etapa do nacional de Badminton, em São Paulo, no mês de março.

- É muito nova e equilibrada emocionalmente. É focada e se diferencia dos outros atletas pelo potencial físico e a resistência muscular - comentou a treinadora.

Na avaliação da adolescente houve um aumento no nível técnico, fruto da dedicação e esforço nos treinamentos na Espanha.

- Melhorou muita coisa, meu nível, meu desempenho. Espero continuar melhorando cada vez mais, conseguir nos intercâmbios ganhar campeonatos difíceis, conseguir jogar bem e em evolução. Estou muito feliz com isso - finalizou a atleta.