Presidente do Picos contesta uso de atleta do Flamengo-PI e pede punição

16/09/2013 12h52


Fonte G1 PI

O presidente do Picos, Paulo Lauriano, pretende ingressar com um processo na Federação de Futebol do Piauí pedindo punição ao Flamengo-PI por uma suposta escalação irregular do volante Klebson. No entendimento do cartola do Zangão, o jogador não se enquadra na cota de atletas sub-23 exigidos pelo regulamento do torneio, o que é contestado pelo presidente do rubro-negro.

De acordo com o regulamento da competição, cada equipe deverá ter em campo durante os 90 minutos de jogo três jogadores sub-23. No Capítulo V, artigo 11, inciso 2º do regulamento, está escrito que “As equipes disputantes da Copa Piauí 2013 deverão utilizar, obrigatoriamente 03 (Três) atletas Sub -23 entre os titulares, nascidos até 31/12/1990, durante todo o decurso do jogo em todas as partidas da competição”.

Nos dois primeiros jogos da Copa Piauí, o Flamengo-PI escalou no time titular como um destes três jogadores o volante Kelton, nascido em 26/01/1990. No entendimento de Lauriano, mesmo que tenha 23 anos, só se encaixariam jogadores nascidos a partir de 1991, dado a data estipulada no regulamento, e por isso irá mover uma ação.

- Vamos entrar com ação. Nós deixamos de usar dois bons jogadores por não estarem regularizados, então os outros não podem usar também – afirma o presidente Picoense.

A diretoria do Flamengo-PI nega qualquer irregularidade. Jankel Costa, presidente do clube, a escalação do jogador não deveria ser contestada. Ele ressalta o modo de funcionamento das categorias de base e afirma que não há nenhum motivo para que Klébson não seja contado como sub-23, de acordo com sua idade.

- Isso é o básico do futebol, quem é de dentro deveria saber disso. Você faz categoria de base de acordo com o ano. Disputamos a Copa Norte sub-20 em Belém, e o ano base era 93. Se a competição exige jogadores sub-23, o ano base é 90, não importa o dia ou o mês do nascimento – diz.

Em nota divulgada no site oficial do clube, o presidente também expressa o seu descontentamento. No seu último parágrafo, o texto diz que “para o néscio, que iniciou mais esta pérola de “grande conhecimento”, colocando em dúvida a categoria que pertence o atleta Klebson, está mais uma vez querendo expor o futebol piauiense ao ridículo, por demonstrar a todos do meio futebolístico sua opinião lorpa, por não saber o básico do futebol, somente nosso pesar”.

Pré-avaliações

A denúncia de Paulo Lauriano será protocolada na FFP na tarde desta segunda-feira (16). Informalmente, as primeiras opiniões apontam que, ao ser apurado o caso, deve ser afirmada a regularidade da escalação de Klébson.

- Na minha opinião particular, ele está regularíssimo. O mês de Janeiro é de 90 ainda, poderia ter nascido em qualquer mês do ano. Mas se há uma interpretação diferente do regulamento, deve ser levada ao tribunal – diz Robert Brown, diretor de futebol da FFP.

José do Egito, presidente do TJD-PI, conta que ainda não analisou o regulamento da Copa Piauí e deverá apreciar o caso também na tarde desta segunda. Por não ter o documento em mãos, preferiu não se manifestar sobre o caso.

Tópicos: jogadores, copa, piauí