Piauiense volta sem medalhas do Brasileiro de Ciclismo e culpa clima

02/06/2014 11h54


Fonte G1 PI

Imagem: Wenner TitoClique para ampliarThyago Tharsson não foi bem no Brasileiro de Juniores e culpa clima seco.(Imagem:Wenner Tito)Thyago Tharsson não foi bem no Brasileiro de Juniores e culpa clima seco.

O Piauiense Thyago Tharsson não voltou muito feliz de Maringá, onde disputou o Campeonato Brasileiro de Juniores de Ciclismo neste fim de semana. O atleta não conseguiu ficar entre os 20 primeiros em nenhuma das provas que disputou e atribuiu a dificuldade ao clima encontrado no Paraná, bem diferente do que ele está acostumado a treinar no Piauí.

No sábado (31) ele disputou a prova de contra-relógio, onde ficou apenas na 24ª colocação entre 60 competidores. Já no domingo (1º) foi o dia da prova de estrada, com 61,5 Km divididos em 18 voltas. No entanto, faltando 6 voltas para o final, Thyago começou a passar mal e sangrou pelo nariz, desistindo da competição. Segundo ele, o clima encontrado na hora de competir foi o principal responsável pelo desempenho abaixo do esperado.

- Lá é muito seco, um clima totalmente diferente do que eu estou acostumado a treinar. Aqui eu corro com 40 graus, lá estava fazendo 11 – diz o atleta, de apenas 16 anos.

Esse choque térmico frustrou a expectativa de Thyago, que esperava ter tido melhores resultados. Segundo ele, faltou tempo para poder se adaptar às condições da cidade e, se isso tivesse ocorrido, a colocação final poderia ser melhor.

- Poderia ter feito mais. O pessoal que estava competindo já estava lá desde a semana passada, só eu e mais dois que chegamos só na sexta-feira, só para correr mesmo. A adaptação é essencial – afirma.

De volta ao Piauí, Thyago volta suas atenções para as competições locais. No dia 22, acontecerá a segunda etapa do Piauiense de Ciclismo, em uma prova de estrada que irá homenagear o ciclista Oswaldo Marques, falecido em um acidente durante um treinamento em 2013.


Tópicos: clima, thyago, disputou