Piauiense de Motocross começa forte com participação de seis estados

22/08/2017 15h10


Fonte Cidadeverde.com

O Campeonato Piauiense de Motocross começou com força total, muita organização, excelente estrutura e bom nível de competitividade. Nada mais oportuno, já que a Federação de Motociclismo do Piauí - FMP pela primeira vez assumiu a realização de um campeonato oficial da modalidade, seguindo todas as regras e condutas que a Confederação Brasileira de Motociclismo - CBM impõe aos estados federados.

A abertura aconteceu no último sábado e domingo, dias 19 e 20 de agosto, na Fazenda Linhares, em Valença do Piauí, a 199 km ao sul de Teresina. Cerca de 80 pilotos de seis estados compareceram, Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul.

Centenas de pessoas compareceram à Fazenda Linhares e curtiram de perto e com toda segurança a apresentação de dupla paulista na modalidade Free Style Motocross Tatá Mello e Cyro Oliveira, além de super disputas na pista.

A pista, aliás, foi toda projetada dentro de padrões oficiais e contou com uma área de 1650 metros, onde os pilotos fizeram vários saltos e manobras radicais, para delírio dos espectadores. A The Rolling Produções contratou ambulância com UTI móvel, com médico e enfermeiros, além de paramédico para dar todo suporte, em caso de acidentes, mas felizmente apenas um choque de duas motos resultou apenas em lesão leve de um dos participantes.

O público pôde disfrutar de áreas privilegiadas no entorno da pista e acompanhar as disputas em cada largada, o que aconteceu por categoria. Os pilotos tinham um tempo de 15 minutos mais duas voltas para definir quem tinha coragem e força para estabelecer o menor tempo e se sagrar campeão.

As categorias envolveram as motos nacionais, importadas e também divididas por cilindradas, além de categorias extras, como a de pilotos da região Sul do Estado.

Imagem: Cidadeverde.comPiauiense de Motocross começa forte com participação de seis estados.(Imagem:Cidadeverde.com)

Na categoria mais competitiva e onde se inscreveram os pilotos mais experientes da modalidade, a MX1, que é para motos importadas, o campeão foi o experiente piloto do Rio Grande do Sul, Mateus Basso.

“A corrida foi muito boa, eu consegui fazer uma boa largada, o calor estava muito forte, mas como eu venho frequentemente na região, já conheço as temperaturas, mas eu acho que o diferencial é que corro o Campeonato Brasileiro de Motocross e isso faz uma diferença, além de que a pista está bem técnica, até parabenizei os organizadores, porque é uma pista sensacional e que tem um nível bom e isso melhora para os pilotos mais experientes. Me diverti e espero voltar novamente aqui em outras competições”
, destacou.

A organização passou 20 dias mantendo a pista molhada, fator que reduz riscos de acidentes e melhora a visibilidade de pilotos e direção de prova. “Há mais de 40 dias, começamos o trabalho de construção da pista e nos últimos 20 dias utilizamos três tipos de carros pipas para manter o terreno o menos seco possível, o que resultou em um gasto de 200 mil litros de água. Montamos estrutura de segurança, bar, lanchonete e restaurante para atender o público e estamos satisfeitos, porque o resultado do evento foi satisfatório, ressaltando que os parceiros e patrocinadores foram importantes para o evento acontecer”, disse o presidente da The Rolling Produções e organizador da etapa, Gentyl Linhares.

Uma equipe baiana de Remanso (BB Racing Preparações) trouxe seis pilotos para disputar o circuito da Fazenda Linhares, embora não pontuassem no campeonato, por não serem federados na FMP. O nome de mais destaque na equipe é o piloto Adriano Alencar, com mais de 10 anos de experiência no motocross.

“A gente veio com a missão de correr no esporte que gostamos e tentar subir no pódio. Eu disputei em três categorias a 200cc, a Força Livre Nacional e a MX1. Estamos disputando recentemente dois campeonatos, o Piauiense e a Copa Sertão de Motocross, no Pernambuco”,
disse a fera que foi campeão da categoria 200cc e vice-campeão na MX1.

O piloto de Teresina Albert Miura, que por vários anos foi piloto federado de enduro de regularidade, diz que se sente mais confortável e tranquilo praticando o motocross. Ele conquistou um 4º lugar na categoria MX3 e um 5º lugar na Open Nacional e já está acumulando pontos no Piauiense.

Destaque ainda para Maria Eduarda, de Floriano, que venceu na categoria feminina, a MXF. Ela fez história, pois é a primeira mulher filiada na federação piauiense na modalidade.

A The Rolling também prestigiou os campeões com brindes e dinheiro, totalizando mais de R$ 12 mil. A próxima etapa do Piauiense de Motocross acontecerá em Parnaíba.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local