Piauiense 2016 começa em janeiro, e River disputa 4 torneios no 1º semestre

04/11/2015 09h37


Fonte GEPÍ

O Campeonato Piauiense 2016 vai começar mais cedo: 30 de janeiro. A data foi divulgada na tarde desta terça-feira durante assembleia entre os clubes na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), reunião que tomou forma o futebol local.

Imagem: Emanuele Madeira Clique para ampliarCampeonato Piauiense começa no dia 30 de janeiro, campeão sai dia 8 de maio.(Imagem:Emanuele Madeira )Campeonato Piauiense começa no dia 30 de janeiro, campeão sai dia 8 de maio.
Comparado ao torneio deste ano, a principal competição do estado acabou antecipada em 45 dias – o Piauiense 2014 iniciou no dia 14 de março – e vai ter mais clubes, no mínimo oito, diferente dos somente seis que disputaram o título da temporada. River-PI, Flamengo-PI, Parnahyba, Caiçara, Piauí e os dois que conquistarem o acesso na Segunda Divisão vão brigar pela taça. O Cori-Sabbá ainda decide se participa ou não do estadual 2016. A previsão é que o campeão estadual seja conhecido no dia 8 de maio.

Além da antecipação do Campeonato Piauiense para janeiro, o torneio vai ser “concorrido” com outras duas competições nacionais: a Copa do Nordeste (que começa dia 14 de fevereiro, River-PI e Flamengo-PI participam), a Copa do Brasil (primeira fase em maio, River-PI e Parnahyba competem). Em 2014, o Campeonato Piauiense não entrou em choque com outras datas.

Previsão de datas futebol 2016

Piauiense: 30/01 a 08/05
Nordestão: 14 de fevereiro
Copa do Brasil: março
Série D: 29 de maio
Série C: 22 de maio

- Foi uma conversa preliminar, mas foram repassados datas e regulamento. Vamos analisar a forma de disputa do campeonato, dar uma olhada no regulamento anterior e ver o que pode ser mudado. É muito bom o início nesta data (30 de janeiro) porque teremos dois clubes disputando um Campeonato Brasileiro, um na Série D, e o River-PI na Série C. É uma boa para planejar o ano e não termos surpresas – explicou o presidente do Flamengo-PI, Tiago Vasconcelos, em entrevista à rádio Antares.

O campeão do Piauiense garante vaga na Série D do Brasileiro, prevista para iniciar no dia 29 de maio – também mais cedo do que a competição de 2014, iniciada no dia 12 de julho.

O River-PI, que tem no primeiro semestre quatro competições, vai estrear na Série C em maio, possivelmente na segunda quinzena. O Tricolor irá disputar o tricampeonato estadual, o Nordestão, a Copa do Brasil e a Terceira Divisão.

No segundo semestre, o futebol piauiense reserva datas para os torneios de base, o futebol feminino e a Segunda Divisão. Uma segunda assembleia entre os clubes acontece no dia 19 para fechar as datas. Até o dia 24 de novembro a tabela do Piauiense será divulgada pela FFP.