Perto do Pan, Sarah revela pessimismo durante as lutas: "Não vou conseguir"

06/04/2015 09h48


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/AjefClique para ampliarSarah Menezes revela tensão que passa dentro do tatame durante suas lutas.(Imagem:Divulgação/Ajef)Sarah Menezes revela tensão que passa dentro do tatame durante suas lutas.

Aquilo que já aconteceu anteriormente pode, sim, acontecer de novo. É baseada nesta filosofia otimista que Sarah Menezes pretende voltar a ser o raio que cai duas - ou três vezes - no mesmo lugar. De preferência no alto do pódio. A vitória no Pan-Americano de Edmonton, no Canadá, realizado entre 22 a 26 de abril, é imprescindível para dissipar a pressão que ela afirma ter, a afetar consideravelmente no momento das lutas. Mesmo de forma acanhada a campeã decide falar sobre o que vem se passando na sua cabeça enquanto mede força com as adversárias.

Após o quinto lugar no Grand Slam da Turquia a atleta não gostou do seu resultado e saiu do local de competição demostrando isso na sua expressão. Em cima do tatame, mesmo no momento de maior concentração durante a luta, por hora o otimismo saia de cena.

Esse acabava se tornando seu primeiro e principal ponto de desequilíbrio aproveitado pelas adversárias. De volta a rotina de competições junto às conversas com o psicóloga, ela garante que vão ajudar a trazer mais tranquilidade.

- A gente vai competindo e vai amenizando a situação. Sendo campeã olímpica você é obrigada a medalhar, eu sou obrigada a medalhar e isso cria uma pressão muito pessoal. As Olimpíadas estão chegando e você vai pensando no meio da luta “não vou conseguir derrubar”, “o árbitro vai dá shido (falta)”, "vou ficar dependendo de não tomar shidô" e assim o tempo vai passando – confessa.

Imagem: Agência ReutersJudoca Sarah Menezes convive com pressão por medalha em cada competição e volta ao trabalho psicológico.(Imagem:Agência Reuters)Judoca Sarah Menezes convive com pressão por medalha em cada competição e volta ao trabalho psicológico.

Nas Olimpíadas de Londres 2012, o trabalho psicológico feito com a atleta foi destaque para que ela conquistasse a histórica primeira medalha de ouro olímpica do judô feminino. O Grand Slam da Turquia agora são águas passadas. A judoca mantém seu foco no pódio do Pan-Americano, que dá ao campeão 400 pontos no ranking mundial.

Nas edições anteriores, a atleta acumula duas medalhas de ouro nas edições de 2010 e 2013. Em 2012 e 2014, ela saiu com a prata do evento.

Sarah volta a viajar na segunda-feira quando vai reencontrar toda a Seleção Brasileira no Centro de Treinamento Lauro de Freitas, em Salvador, na Bahia. Depois embarca para o Canadá para a disputa do Pan Americano.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: americano, atleta, sarah