Para inédito pódio feminino na Rio 2016, Borges crava: 'Falta confiança'

12/11/2013 15h04


Fonte G1 PI

Imagem: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarEm evento no Piauí, Gustavo Borges cita Poliana Okimoto e Ana Marcela como ícones femininos.(Imagem:Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)

Ver o esforço nas piscinas se converter nas cores símbolo do pódio olímpico rendeu aos nadadores brasileiros um novo horizonte de conquistas. Talvez seja este o salto que falte para as mulheres irem além e obtenham a primeira medalha em Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro, em 2016, parece ser o cenário ideal, e Gustavo Borges, que sentiu o prazer de subir em quatro pódios olímpicos, faz alertas. Em uma análise mais profunda, o ex-nadador cobrou maior confiança das nadadoras para que os resultados sejam vistos nas piscinas.

- É o que precisa melhorar de imediato. O que se fala muito é a questão de treinamentos, mas é mais que isso. Elas treinam e com os melhores profissionais do mundo. Tem toda uma questão de desenvolvimento de confiança que precisa ser trabalhado com elas. Isso é tão importante quanto dar estrutura – frisa o multicampeão.

Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, principais ícones da natação feminina em águas abertas, são exemplos da bandeira defendida por Gustavo. Elas devem, segundo ele, manter estilo e padrão de disputas para fazerem história em 2016.

- Termos duas referências como elas duas ajuda bastante, pois faz nascer uma nova geração de meninas com aptidão e capazes de segui-las. Um grande problema da natação feminina é o baixo número de praticantes. Se tivéssemos um número maior, talvez fossem maiores as chances de se obter títulos e quebras de recordes. Mas o importante é usar elas como referência para outras, senão há um risco de não passar disto – alerta.

Apesar do ouro conquistado por Poliana Okimoto na maratona aquática na etapa de Hong Kong da Copa do Mundo, Ana Marcela foi quem obteve a melhor posição na classificação geral do torneio.

Imagem: Satiro Sodré / AgifDepois de 7º lugar na maratona aquática feminina em Pequim, Poliana Okimoto foi desclassificada em Londres. Atleta segue firme na busca por inédito ouro olímpico.(Imagem:Satiro Sodré / Agif)Depois de 7º lugar na maratona aquática feminina em Pequim, Poliana Okimoto foi desclassificada em Londres. Atleta segue firme na busca por inédito ouro olímpico.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: elas, jogos, natação