Ouro de Sarah no Pan retoma atitude e confiança da judoca, analisa técnico

29/04/2015 14h30


Fonte Globoesporte.com

O quimono estava ficando pesado para Sarah Menezes a cada mês que passava em branco nas competições. Desde o Grand Slam de Tyumen, na Rússia, em julho de 2014, a campeã olímpica não subia ao pódio. O ouro no Campeonato Pan-Americano de Edmonton, no Canadá, deu fim à pressão que atormentava a judoca. Foram nove meses de jejum. Além de pôr fim à sequência de torneios sem medalhas, o treinador da atleta em Teresina acredita que a conquista resgata uma Sarah mais agressiva. E melhor, confiante. A vitória na final da categoria ligeiro (até 48kg) sobre a argentina Paula Pareto, vice-campeã mundial, endossam a análise de Expedito sobre a mudança de postura da piauiense.

- Sarah deu uma melhorada, percebemos isso na luta final. Uma cabeça melhor, mais atitude e soube se impor. Ela anulou bem a Pareto, uma adversária complicada e com resultados importantes nos últimos anos. Acredito que a medalha de outro no Pan-Americano seja uma retomada, uma reestruturada. Isso é positivo para voltarmos a ver a Sarah que conhecemos – considerou Expedito.

Imagem: Divulgação/CBJSarah Menezes no Pan-Americano. Para técnico, ouro resgata autoestima.(Imagem:Divulgação/CBJ)Sarah Menezes no Pan-Americano. Para técnico, ouro resgata autoestima.

Em fevereiro, quando a pupila foi eliminada na primeira luta do Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, Expedito não poupou as críticas quanto à atuação da judoca nas competições. À época, considerada sem comprometimento. Após subir ao pódio no Canadá, a expectativa é que Sarah passe a ter um ganho emocional, fundamental para estar bem nos Jogos Rio 2016.

- Ganhar é muito bom, vai trazer um gás, confiança e um 'upgrade' no desempenho de Sarah daqui para frente. Acredito que isso será significativo, além de trazer uma autoestima – analisa o treinador.

Com o ouro no Canadá, Sarah manteve a vice-liderança do ranking internacional. A piauiense soma 2045 pontos, 85 a mais do que a terceira colocada, Paula Pareto. A mongol Urantsetseg Munkhbat segue no topo, com 3058. No mês de maio, Sarah deve fazer parte da seleção brasileira no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sarah, medalha, judô