Natação piauiense se despede das piscinas no Norte-Nordeste de Maceió

12/12/2013 12h45


Fonte G1 PI

Um final de semana quase em ritmo de férias para os atletas da natação, ou melhor quase. Antes de decretar o final da temporada 2013, Maceió recebe a edição da Copa Norte Nordeste de Natação – Troféu Renaldo Malta. A delegação piauiense partiu com 44 atletas para buscar a última oportunidade de melhorar seus tempos nas piscinas. A competição começa nesta quinta e segue até sábado.

- Estamos fechando o calendário anual e hoje é uma competição alvo para as regiões norte-nordeste para todos os atletas e clubes. A natação do Piauí está composta por quase todos os clubes – afirmou professor Manoel Menezes, chefe da delegação em Alagoas.

A competição serve para que os atletas façam índice para as competições nacionais do próximo ano. A intenção é fazer com que o grupo volte com aproximadamente 20 medalhas na bagagem. Competem atletas em todas as categorias, desde a mirim até a Júnior/Sênior.
Além das competições individuais, o estado também busca medalhas com o revezamento júnior composto pelos atletas Wanderson Silva, Matheus Soares, Denílson Silva e Denílson Araújo.

Imagem: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COMRevezamento Júnior do Piauí possui um dos três melhores tempos da competição e se coloca como favorita a conquista de medalhas no Troféu Renaldo Malta, em Maceió.(Imagem:Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)Revezamento Júnior do Piauí possui um dos três melhores tempos da competição e se coloca como favorita a conquista de medalhas no Troféu Renaldo Malta, em Maceió.

- Uma competição que reúne os estados do norte e nordeste do país tem um nível muito forte, e nós vamos atrás de colocar o revezamento em uma situação melhor. Temos, hoje, um dos três melhores tempos para essa prova e vamos buscar a medalha – afirmou Wanderson Silva, 17 anos.

Mas as provas não ficam somente na calmaria das piscinas. Para fechar as provas e a competição, o sábado será dedicado a uma travessia de 1.500m no mar, na praia de Pajuçara. Ano passado os atletas reagiram de forma diferente sobre a competição.

Um deles foi o próprio Wanderson Silva que confessou ter ficado com medo de encarar a prova pelas condições bem diferentes da calmaria das piscinas. Marolas, sol forte e água salgada deixaram o atleta fora da prova. Para 2013, no entanto, a história é diferente e ele pretende disputar com Caio Silvestre uma colocação no pódio.

Do outro lado, o concorrente de Wanderson viaja para Maceió com todo gás e um objetivo: entrar de férias com a bagagem pesada de conquistas. O atleta vai participar por mais um ano da travessia, mas ainda espera trazer medalhas nas provas dos 100m peito, 100m medley, 100m costa e 50m livre.

- Ano passado eu fiquei em segundo lugar na travessia e agora vou para conquistar o ouro, além, é claro, de trazer medalhas. Nossas chances são boas, principalmente na prova do medley em que eu, Pedro Teles e João Marcos temos os três melhores tempos e podemos até fechar um pódio todo para o Piauí – afirmou Caio Silvestre. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook