Morte de ciclista no Piauí motiva amigos a cobrarem paz no esporte

07/07/2013 14h14


Fonte G1 PI

A mensagem foi curta e direta, porém enfática. Um grupo de ciclistas que fizeram parte do Pedala Teresina, evento promovido pela prefeitura da cidade para incentivar a prática do esporte, aproveitaram para engrossar o coro por mais áreas destinadas a prática da modalidade. Com cartazes e discurso afiado, os ciclistas se queixaram da falta de estrutura adequada em quase 17 quilômetros de trajeto pelas avenidas da cidade, neste domingo (7).

- Até quando mais amigos nossos terão que morrer para que sejam tomadas medidas mais concretas? A morte de um conhecido, na semana passada, deve servir de alerta para todos os gestores públicos. Eles prometem, mas nada é feito. Acho que é por que não pagamos IPVA, só pode – desabafou em tom desanimado o ciclista Dalson Carvalho.

O atleta se refere a morte do cearense Oswaldo Marques de Sousa . Enquanto pedalava com um grupo de amigos, às margens da PI-113, o ciclista foi atropelado por um ônibus e faleceu no local.

A comoção coletiva entre os adeptos motivou a uma série de protestos no meio ciclístico, sobretudo por mais áreas destinadas aos praticantes.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, que também participou do Pedala Teresina, reafirmou o compromisso da administração municipal em ampliar as vias destinadas ao ciclismo de rua, como forma de atrair novos admiradores.

- O plano diretor da cidade prevê a revitalização das ciclo faixas e a integração delas ao trânsito da cidade. Teresina é a quinta capital do Brasil com maior número de ciclovia per capita, o que não é motivo para cruzarmos os braços. Vamos entregar novas estruturas, em breve, que contemplem os praticantes, tudo como previsto no plano nacional de mobilidade urbana – explicou.

Imagem: DivulgaçãoCiclistas percorrem ruas da zona Norte no 'Pedala Teresina'.(Imagem:Divulgação)Ciclistas percorrem ruas da zona Norte no 'Pedala Teresina'.

Enquanto isso, a nova geração de apaixonados pelo esporte em duas rodas se desdobra para manter vivo o prazer de pedalar com os amigos e manter o ritmo de atividades físicas recomendado.

- Comecei há pouco tempo, motivado principalmente pelos amigos. É uma ótima maneira de sair de casa e praticar alguma atividade física, até por eu detestar academia e caminhada. Quanto mais locais apropriados, melhor para mim e para o bem estar da cidade. O que não dá é carro circular junto com os ciclistas – destaca Alexandre Oliveira, com dois meses de atividades.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: cidade, amigos, teresina