Mesatenista cancela ida a ensaio do Rio 2016: "Extremamente frustrante"

19/11/2015 15h57


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarRafael Alves lamenta ausência no evento-teste do tênis de mesa no Rio de Janeiro.(Imagem:Reprodução/Facebook)

Da euforia à profunda frustração. O mesatenista piauiense Rafael Alves, bronze com o Brasil no Mundial por equipes, em julho, na Itália, não embarcou para a disputa do evento-teste do tênis de mesa antes dos Jogos do Rio 2016.

O atleta lamentou nesta quinta ter ficado fora do ensaio geral das Olimpíadas e culpou a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) pela desistência às vésperas do torneio. O Governo informou por meio de sua assessoria que não houve tempo hábil para ser dada entrada no processo de emissão das passagens aéreas do atleta.

- É extremamente frustrante você ir atrás de apoio e não conseguir. Eu fiquei sabendo que podia contar com eles e fui lá, conversei com o Vicente Sobrinho (presidente da Fundespi). Eles inclusive me ajudaram no Campeonato Brasileiro, em julho, que eu fiquei em sexto lugar, mas o que é uma passagem de R$ 1.500 para eles? É o mínimo que podiam fazer. Levei a carta de convocação e o presidente se prontificou em ajudar, mas quando foi dar a resposta, informou que não era possível. É lamentável – desabafou o jovem atleta.

O evento-teste do tênis de mesa começou nessa quarta e segue até sábado no Pavilhão 4 do Riocentro. A notícia da convocação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) pegou de surpresa o atleta piauiense, que entrou na lista dos 18 convidados pela entidade dentre todos os competidores do país.

Revelado pela Associação Teresinense de Tênis de Mesa, Rafael Alves ainda foi 6º lugar individual no Mundial disputado na Itália, e acumulou no ano o título da Copa Brasil, obtido em março, em Maceió.

A Fundespi informou que a convocação saiu dia 31 de outubro e a viagem de Rafael estava prevista para o dia 17 de novembro. O atleta teria dado entrada no pedido apenas no dia 11, o que segundo o órgão, impossibilitou a compra das passagens. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, teriam que ter no mínimo de 30 a 40 dias de prazo para que o processo administrativo percorresse todos os níveis, desde o protocolo na Fundespi até a autorização de pagamento pela Secretaria de Administração.

Sem competições na temporada, Rafael Alves dá continuidade ao curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Piauí, motivo que o tem ajudado a esquecer todo o transtorno.

- Agora é focar no meu curso. Recebi inúmeros convites para deixar meu estado e só não fui ainda por causa da Engenharia. Assim que me formar, não duvido que eu vá embora – ameaçou.

Tópicos: alves, atleta, tênis