Melhor do ano inicia briga por Rio 2016 e evita atrito com ex-BBB: "É estÃmulo"
28/12/2015 15h05Fonte Globoesporte.com
Feroz nas águas, o brasileiro campeão mundial de paracanoagem, Luís Carlos Cardoso, se torna o pequeno Luís nas férias de fim de ano. É no bairro do Junco, no coração de Picos, um dos portões de entrada do sertão nordestino, que o piauiense também busca inspirações para o início do ano olímpico.A timidez no abrir de portas da chácara do irmão é seguida de um protocolar almoço de boas-vindas servido pelo melhor atleta paraolímpico de 2015, em eleição promovida pelo COB. Entremeio às importantes conquistas recentes acumuladas sobre seu caiaque, Luís Carlos conta ter iniciado de forma antecipada a preparação para Rio 2016 - apenas um atleta do Brasil na modalidade estará nos Jogos. E de quebra reconhece: a disputa pela vaga nas Paraolimpíadas vai apimentar a sadia rivalidade entre ele e o colega Fernando Fernandes, ex-BBB e tetracampeão da categoria.
- A rivalidade me atrapalha um pouco por que eu gosto dele pra caramba. Nunca fomos melhores amigos, mas ele sempre me respeitou bastante. Eu sempre tive respeito porque comecei a remar na mesma geração do Fernando. Engraçado que essas coisas, quando vem para mim, eu transformo em estímulo, em energia. Isso me motiva – garante.
Imagem: Renan Morais
Luís Carlos Cardoso visita Picos antes da abertura oficial do ano olímpico.
Luís Carlos Cardoso visita Picos antes da abertura oficial do ano olímpico.A ascensão meteórica de Luís Carlos na categoria L1 assombrou concorrentes em seis meses de transição forçada no esporte. A retirada das provas de canoa, prova na qual é bicampeão do mundo, do leque de modalidades dos jogos paralímpicos o obrigou a superar medos, sobretudo ao remar no caiaque, única existente programa. A rápida adaptação ao novo estilo rendeu um campeonato mundial obtido em agosto, na Itália, o terceiro na carreira do piauiense, desbancando o colega badalado de seleção.
- O Akos Angyal (técnico) sabia que eu ia fazer um tempo bom no Mundial. A gente ficou extremamente feliz. Tanto é que completei a prova com o melhor tempo da minha carreira – emenda.
Depois de garantirem a vaga do Brasil na paracanoagem dos Jogos Olímpicos de 2016, Luís Carlos Cardoso e Fernando Fernandes terão uma árdua disputa interna para carimbar ida ao Rio. A disputa da Copa Brasil prevista para março deve definir os atletas que vão participar dos torneios internacionais às vésperas das Olimpíadas, que acontecem em agosto. Os treinos antecipados pelo treinador abriram em novembro a pré-temporada de Luís Carlos Cardosos e dão sinais do grau de importância dado pelo paratleta à única chance de brigar pelo ouro ano que vem.
- Para eu poder vir a Picos, precisei perder dias de treinos lá em São Paulo. Meu técnico dobrou minhas atividades aqui para não ficar parado e compensar os dias. Em março, já tem a Copa Brasil que vai ser seletiva para os torneios internacionais. Eles (da Confederação Brasileira de Canoagem) ainda não definiram totalmente como vai ser essa relação de convocados. Se será no Mundial, em maio, se vão fazer três seletivas... A gente acredita que seja no Mundial. Ainda não saiu o plano de trabalho para 2016. Eles podem até colocar outra seletiva – projeta.
Imagem: Divulgação/ICF
Luís Carlos.
Luís Carlos.Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local












