Matemático crava chances do River-PI emplacar 3 vitórias seguidas: "0,003%"

02/09/2016 16h00


Fonte Globoesporte.com

Foram disputadas 15 partidas até agora, reta final da fase de grupos da Série C. Ainda restam três e nove pontos em jogo. O River-PI ainda tem chances reais de se livrar da parte de baixo da tabela com uma combinação de resultados. O Galo até poderia estar em situação mais confortável se os números não fossem tão desfavoráveis ao time do Piauí, que soma apenas duas vitórias e sete derrotas na competição.

Imagem: Joana Darc CardosoClique para ampliarRiver-PI faz treino fechado no Lindolfo Monteiro.(Imagem:Joana Darc Cardoso)River-PI faz treino fechado no Lindolfo Monteiro.

O aproveitamento é de apenas de 26%, metade do apresentado pelo líder do Grupo A, o ABC, rival na segunda, às 19h15, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

Diante do desempenho tricolor, o matemático Paulo Jales garantiu que a chance do Galo Carijó vencer o alvinegro potiguar é de 14% e que a probabilidade de o clube emendar três vitórias consecutivas é de menos de 1%.

- A chance de o River-PI ganhar uma partida em Teresina é em torno de 14%. As chances de ganhar as três é 0,003%. Se o River-PI ganhar as três partidas que disputa, uma em Teresina contra o líder ABC, ainda corre o risco de ser rebaixado. É desesperadora a situação - destacou o matemático.

O jogo diante do ABC define a vida do River-PI na 3ª divisão do Brasileirão e encerra a 16ª rodada. Contudo, caso ganhe sobrevida com um triunfo dentro de casa, o Tricolor mantém a luta para escapar da degola: viaja a Pernambuco, onde enfrenta o Salgueiro, e, na última rodada, pega o Cuiabá, em Teresina.

- O Galo tem 12 pontos e concorre com mais três: Salgueiro, Cuiabá e Confiança. Ganhando a próxima partida, ele vai a 15 pontos, continuando na lanterna. Se você comparar a chance dos demais clubes com a do River-PI, a probabilidade dele ganhar as duas partidas em casa é 2%, a dos outros é muitos superior a isso. Faço uma comparação brincando: é mais fácil o nanico ganhar a (eleição para) Prefeitura de Teresina do que o River-PI não ser rebaixado – completou Paulo Jales.

Desde a primeira vitória tricolor na Série C, sobre o Salgueiro pela 8ª rodada, o River-PI somou sete pontos. Se levado em consideração todos os 20 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, o Galo Carijó fica à frente no aproveitamento geral apenas do Guaratinguetá, lanterna da chave B, com apenas 8,9%, e da Portuguesa, vice-lanterna do mesmo grupo, com 24,4%.


Tópicos: river, ganhar, salgueiro