Maratona de jogos de handebol em Teresina terá 86 partidas em 24h

04/06/2016 13h39


Fonte Globoesporte.com

O Piauí comemora os 37 anos da Confederação Brasileira de Handebol no evento "24 horas de Handebol", que será realizado no ginásio do Instituto Federal do Piauí (IFPI), neste sábado, a partir das 8h. O evento será realizado em 19 estados, além do Distrito Federal. No Piauí, segundo o presidente da federação da modalidade, Edmílson Soares, estão confirmadas 26h de disputas em 86 partidas.

O objetivo do evento é fazer com que milhares de pessoas pratiquem o esporte simultaneamente. Com isso, o handebol será divulgado. Independente da idade, todos podem participar. Todas as modalidades estão inseridas nos confrontos que iniciam no sábado e terminam no domingo. Vale ressaltar que o handebol é um dos esportes mais praticados nas escolas por todo o país e deve se consolidar ao longo dos anos em todas as regiões. O "24 horas de Handebol" será um aperitivo para os Jogos do Rio.

- É um momento importante, e o handebol do Piauí é reconhecido nacionalmente. É necessário apoio do poder público. Teremos 86 jogos sem parar. É um momento de crescimento do esporte e vai crescer mais ainda. A maior dificuldade do nosso handebol é a falta de patrocínio. Hoje temos somente ajuda do governo (FUNDESPI) e da prefeitura (SEMEL) que paga os monitores nos bairros nos 12 núcleos espalhados na cidade - comenta Edmilson Soares.

Imagem: Arquivo PessoalCaic Balduíno e GHC: base do esporte tem força no Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal)Caic Balduíno e GHC: base do esporte tem força no Piauí.

No histórico do handebol brasileiro inúmeras foram as conquistas ao longo dos anos. No Piauí, a modalidade é referência nacional nas categorias escolar e juvenil com o time do Caic, três vezes representante do país no Mundial Escolar da modalidade. O problema é a falta de profissionalização do esporte na categoria adulta. Os atletas conseguem se profissionalizar fora, como o Marcos Vinícius (Pará) que hoje é atleta de Pernambuco e o Ramon Avelino que atua no Flamengo do Rio.

- O Piauí foi tricampeão escolar do Brasil e hexa do Nordeste. Nós somos filiados à Confederação Brasileira, e é de grande importância participarmos do evento que comemora os 37 anos de conquistas da CBHb. O presidente pediu que as federações realizassem esse evento. Atualmente, o handebol é um dos esportes mais praticados no estado - analisou Edmilson Soares, presidente da Federação de Handebol do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews