Líder há 20 provas, Conceição quer o tetra do circuito antes da São Silvestre

27/10/2015 17h44


Fonte G1 PI

Imagem: Luiz Doro /Adoro Foto - HT SportsClique para ampliarConceição Oliveira: após 20 etapas, piauiense mantém liderança do ranking nacional. Corredora quer entrar de férias antes da São Silvestre.(Imagem:Luiz Doro /Adoro Foto - HT Sports)Conceição Oliveira: após 20 etapas, piauiense mantém liderança do ranking nacional. Corredora quer entrar de férias antes da São Silvestre.

Tricampeã brasileira de corridas de rua, Conceição Oliveira se mantém na liderança da temporada do ranking nacional. A piauiense, após 20 etapas, soma 351 pontos – vantagem de 38 para a segunda colocada, Maria Regina Santos. Restam seis provas para o fim do circuito, e a corredora colocou como meta conseguir o tetra antes da temida São Silvestre, tradicional no calendário do país, no dia 31 de dezembro.

Cansada com a maratona de competições, a atleta estipulou a data de suas férias: dia 15 de dezembro. Nesse dia, Conceição espera comemorar com antecedência o título nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). E o desgaste para bater a meta está previsto pela piauiense, que vai passar pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Salvador. Pelo calendário, serão cinco provas dentro de um mês. Destinos e trajetos ousados que arrancam gargalhadas de Conceição:

- Eu estou cansada (risos).

- Daqui até o 15 dezembro vou correr todas. Se até essa data estiver com folga na liderança, vou tirar férias para ir à terrinha – completa a piauiense.

Líder desde o começo do ranking, a temporada de 2015 tem sido complicada para abrir vantagem. Das 20 provas até aqui, Conceição participou de 17. Nas três em que não competiu, viu sua adversária, Maria Regina, se aproximar muito.

- É um calendário de muitas provas e muito próximas umas das outras, dessa forma fica difícil treinar especialmente para uma determinada prova, tem que está regular. Esse é o segredo. Sem contar com as diferentes distâncias de cada uma: 10km, 21km, 42km. Estou firme e forte – comentou Conceição.

A corredora foi campeã nacional de corridas de rua em 2005, 2008 e 2011. Em 2015, antes de privilegiar o ranking, Conceição tentou vaga para o Pan-Americano de Toronto, porém não conseguiu o índice.

Próximas etapas do Ranking 2015
(Conceição espera não correr a São Silvestre)
08/11 - Corrida Eu Atleta - 10 km - Rio de Janeiro (RJ)
15/11 - Circuito de Corridas Caixa - 10 km - Belo Horizonte (MG)
22/11 - Circuito de Corridas Caixa - 10 km - São Paulo (SP)
06/12 - Volta da Pampulha - 18 km - Belo Horizonte (MG)
10/12 - Maratona Caixa da Bahia - Maratona - Salvador (BA)
31/12 - Corrida de São Silvestre - 15 km - São Paulo (SP)

Tópicos: silvestre, ranking, corridas