Judoca do Piauí garante ida a desafio por vaga na seleção sub-18 de judô

25/11/2016 13h32


Fonte Globoesporte.com

O judoca piauiense Émerson Silva (50 kg) encurtou o caminho que o separa de uma vaga na seleção brasileira sub-18. O atleta terminou em quinto lugar na seletiva nacional da modalidade disputada, nessa quinta, em Lauro de Freitas, na Bahia. Formado na Fábrica de Campeões, clube de Teresina, Emerson disputará o último desafio para conseguir ser titular no peso-superligeiro, no Meeting de Base previsto para janeiro de 2017.

- Saio com o sentimento de trabalho bem feito. Graças ao meu sensei Vicente Ferreira, cheguei até aqui e fazer uma boa competição. Fiz sete lutas, fiquei em quinto e classifiquei para o meeting. Sentimento de muito orgulho - destacou a promessa.

Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarÉmerson Silva judô(Imagem:Reprodução/Facebook)Émerson Silva judô

Um dos oito atletas do Piauí enviados ao torneio seletivo, Émerson Silva é o único judoca do estado classificado ao evento que abre o calendário do próximo ano.

A Seletiva Nacional das Categorias de Base começou na quinta e contou com cerca de 270 atletas – total de 394 lutas. Portanto, foram definidos os oito melhores classificados de cada categoria masculina sub-18.

Felipe Gerônimo (Ass. de Judô de Divinolandia-SP) foi o campeão da disputa ao bater Aldi Oliveira (Ass. Desportiva Kyodai-RN) na decisão. Matheus Ishizava (3º), Mykael Siva (4º), João Jardim (5º), além de Ithalo Preza e Carlos Lima, sétimos colocados, também estão na briga pela vaga de titular na seleção. A categoria até 50kg contou com 55 atletas.

A classificação obtida na seletiva nacional, por outro lado, não garante a vaga automática de Émerson Silva na seleção brasileira. A gestão das Categorias de Base da Confederação Brasileira de Judô adota o ranking nacional da base como critério para convocação para treinamentos de campo e estágios internacionais. O atleta que somar o maior número de pontos na seletiva e no meeting terá chance de subir no ranking.

- O que me chamou mais a atenção nesse resultado final é que temos diversos estados entre os campeões. São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. Isso é uma surpresa, porque, geralmente, a seleção juvenil era mais centralizada em São Paulo. Essa diversificação de origens é muito boa, porque mostra um crescimento geral dos outros estados e do judô no Brasil – destacou Douglas Potrich, técnico da seleção sub-18.

O Piauí ainda conta com três atletas na seletiva nacional sub-21, que também acontece no Centro Pan-Americano de judô, em Lauro de Freitas: Lilian Lopes (superligeiro), Luis Leal (meio-leve) e Lucas Damasceno (médio).