Joelma e Cruz Nonata são convocadas para Íbero-Americano de Atletismo

10/07/2014 10h25


Fonte G1 PI

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBTa) divulgou no última segunda-feira (7) a lista com os atletas convocados para o Campeonato Íbero-Americano e, entre os nomes, boas notícias para o Piauí: Joelma das Neves e Cruz Nonata estão na relação. A convocação foi baseada no ranking da CBTa, que relaciona os dois melhores atletas em cada modalidade no país. Joelma competirá nos 400 metros e no revezamento com a mesma distância. Já Cruz Nonata, será uma das favoritas para a conquista dos 5.000 metros.

Imagem: Náyra MacêdoClique para ampliarJoelma das Neves acredita que pode subir ao pódio no evento: 'quero chegar voando'.(Imagem:Náyra Macêdo)Joelma das Neves acredita que pode subir ao pódio no evento: 'quero chegar voando'.

Atleta do Esporte Clube Pinheiros, Joelma é atualmente a referência do Brasil nos 400 m. Tal condição lhe rendeu vaga, além da disputa individual, o convite para compor o time nacional no revezamento 4 x 400 m. Em ritmo de competição e treinando forte no interior paulista, a piauiense já esperava pelo ‘chamado’ e agora foca na reta final de preparação para chegar forte ao evento.

- Acho que a convocação baseada no nosso ranking é a forma mais justa de levar os atletas para os torneios. Por essa eu já esperava. Já havia iniciado os treinamentos especificamente para o Íbero (Americano) e agora é só fazer os últimos ajustes para chegar voando à competição. Quero representar bem o país e claro, o Piauí também – disse Joelma das Neves.

Outra corredora da ‘terrinha’ que também entrou na lista de convocados para a competição internacional foi Cruz Nonata. Campeã brasileira e líder do ranking da CBTa nos 5.000 m, ela segue seus treinamentos em Brasília, cidade que adotou como local de treinos e trabalho. Acostumada a enfrentar grandes provas, Nonata é um dos principais nomes para conquistar uma vaga no pódio do campeonato.

Além das duas piauienses, a CBTa anunciou a convocação de outros 80 atletas. Ao todo, foram 42 homens e 40 mulheres, com dois representantes por gênero em cada prova. No coletivo, serão disputadas apenas as provas 4x100m e 4x400 m.

O Campeonato Íbero-Americano reúne países das Américas, Europa e África que falam as línguas portuguesa e espanhola . O evento acontece entre os dias 1 e 3 de agosto, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, São Paulo. País sede, o Brasil é principal candidato ao título da 16° edição do torneio.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews