HUT confirma morte encefálica de Valter Maranhão, ex-zagueiro e técnico

13/10/2016 08h05


Fonte globoesporte.com/pi

Imagem: APPMClique para ampliarValter Maranhão(Imagem:APPM)Valter Maranhão

O Hospital de Urgência de Teresina confirmou na tarde desta quarta-feira a morte encefálica do ex-jogador, dirigente e técnico de futebol, Valter Lima Vieira, conhecido no esporte como Valter Maranhão. Ele foi vítima de complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) e estava internado desde o último sábado, tendo morte cerebral por conta do agravamento do seu estado de saúde durante a internação.

O ex-treinador deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina no início da noite de sábado, após sentir um mal súbito. Internado, passou por uma tomografia e foi diagnosticado um AVC hemorrágico. Ele permaneceu no hospital durante o resto do fim de semana e faria uma cirurgia na manhã de segunda-feira, mas o médico responsável cancelou o procedimento por suspeitar da morte encefálica.

Devido à aplicação de anestesia, era necessário esperar ao menos 24 horas para dar início ao protocolo que poderia confirmar a morte cerebral de Maranhão, o que ocorreu no fim da tarde de terça-feira. Nesta quarta-feira foi realizada uma arteriografia, último exame do protocolo, e a morte encefálica foi confirmada pela direção do hospital às 18h.

Valter Maranhão tinha 60 anos e era uma figura conhecida do futebol piauiense. Como jogador, atuou por vários clubes do estado, como Tiradentes-PI, River-PI e Auto-Esporte. Foi no Flamengo-PI onde teve maior identificação após o fim da carreira de atleta, atuando como dirigente e treinador por diversas vezes. Seu último trabalho como técnico foi no comando do Timon, na Série B do Campeonato Piauiense, encerrada há menos de um mês.

Valter Maranhão nasceu em Bacabal, no estado vizinho ao Piauí que lhe rendeu o apelido. É o mais velho quatro irmãos e teve oito filhos. Com morte encefálica, ele vive por aparelhos. O hospital deve aguardar o falecimento de todos os órgãos para liberar o corpo.

Imagem: Acervo Severino FilhoValter Maranhão em ação pelo River-PI em um clássico Rivengo na década de 80.(Imagem:Acervo Severino Filho)Valter Maranhão em ação pelo River-PI em um clássico Rivengo na década de 80.


Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: hospital, morte, valter