Goleiro do Caic faz neopilates para evitar lesões e melhorar resistênciaGoleiro do Caic faz neopilat

16/07/2016 09h55


Fonte Globoesporte.com

O neopilates virou uma fórmula para os atletas evitarem lesões e melhorarem o condicionamento físico, reflexos, potência, resistência física e muscular. Felipe Rafael da Silva, goleiro do Caic Balduíno, time de handebol do Piauí, segue a regra e passou a fazer os exercícios com a fisioterapeuta Aryadne Paixão. O atleta vê melhorias em pouco mais de um mês do início das sessões.

A técnica é importante para acentuar e aumentar a flexibilidade, o que para o handebol é imprescindível na posição do defensor da grande área. A técnica foi usada pelo goleiro na preparação para a 10ª edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que de 17 a 24 de julho, na Praia de Cabo Verde (Ilha do Sal), no arquipélago de Cabo Verde.

Criada em 2010 pela fisioterapeuta Amanda Braz, de Santa Catarina, o neopilates se diferencia da atividade convencional por utilizar aparelhos diferentes, ou seja, os movimentos são realizados sobre bases instáveis. Muitos atletas com lesões têm buscado praticá-lo, tendo em vista o melhoramento postural e o aumento do condicionamento físico.

- A gente sempre procura fazer algo para render e para aumentar a capacidade de defesa. Surgiu essa possibilidade de fazer o neopilates e ajudou muito desde a primeira aula. Eu via minha flexibilidade nos músculos. Você pensa que pilates é só flexibilidade, mas ajuda também na concentração e foco porque tem a questão da respiração. Você vai diminuindo a ansiedade ao longo do tempo - analisou Felipe.

Imagem: Darc CardosoFelipe Rafael goleiro Caic Balduíno em sessão de neopilates.(Imagem:Darc Cardoso)Felipe Rafael goleiro Caic Balduíno em sessão de neopilates.

Com instigações de força e domínio corporal, o atleta que faz pilates melhora a respiração e, segundo a fisioterapeuta responsável pelas sessões do goleiro, melhora o rendimento, postura e a base. A musculatura, que não é usada no esporte e sofre carência, nas sessões tem o mesmo trabalho da utilizada durante os jogos. Portanto, o neopilates pode evitar lesões, pois elas ocorrem justamente nos músculos menos trabalhados no corpo de um atleta.

- O que o atleta precisa é do equilíbrio. E como as bases do neopilates são instáveis a gente trabalha bastante essa questão do equilíbrio. Isso é feito buscando o desequilíbrio, para promover o equilíbrio. Consequentemente o neopilates trabalha para evitar lesões nessa região do abdômen, para dá alinhamento postural que vai melhorar rendimento dele, a performance e a flexibilidade - analisa Aryadne Paixão.

O trabalho rígido comandado pelo treinador dentro das quadras não é diferente ao imposto pela fisioterapeuta. Mas para Felipe Rafael como tudo é recente deve se adaptar como também se adaptou nos treinos do handebol. Questionado sobre em qual espaço se sentiria à vontade, nos treinos ou nas sessões, o goleiro foi categórico em afirmar que devido a experiência de anos treinando se sente mais descontraído nas quadras.

- É complicado falar, pois é tudo novo para mim. Lá treino há muito tempo, sinto mais facilidade. Aqui eu treino há pouco mais de um mês. A sessão trabalha força no braço, no abdômen que é muito difícil para mim, por que tenho dificuldades durante as defesas. Mas nas aulas a gente vai melhorando - finalizou o goleiro.

O goleiro Felipe Rafael assume no Caic Balduíno a função de um coringa, porque tem nos treinamentos focado no ataque. Essa posição também é chamada de goleiro-linha, que permite ao defensor sair do seu campo e atacar no campo adversário. Isso exige reflexo e agilidade para o retorno ao seu campo de ataque. Na Copa Brasil Masculina de Handebol Adulto, realizada em Teresina, o treinador Giuliano Ramos testou a eficiência do novo esquema, atualmente utilizado na Europa.

Tópicos: goleiro, atleta, neopilates