FFP abre inscrições da Copa Piauí; prazo para clubes vai até 15 de julho

27/06/2014 14h06


Fonte G1 PI

Imagem: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarFlamengo-PI foi campeão da Copa Piauí 2013.(Imagem:Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)Flamengo-PI foi campeão da Copa Piauí 2013.

A Federação de Futebol do Piauí abriu nesta quinta-feira as inscrições dos clubes na Copa Piauí 2014, competição que dará ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil do próximo ano. A portaria assinada pelo presidente da entidade, Cesarino Oliveira, tem como prazo até o dia 15 de julho para os times credenciados à competição efetivarem suas vagas. Segundo o regulamento, Piauí, Parnahyba, Flamengo-PI, 4 de Julho, Cori-Sabbá e Barras podem participar do torneio.

Esses seis times ficaram entre o segundo e o sétimo lugar do Campeonato Piauiense. River-PI, atual campeão estadual, não pode participar da competição. Os tricolores disputam a Série D do Campeonato Brasileiro e já têm vaga garantida na Copa do Brasil 2015. O Caiçara, lanterna do Piauiense, poderá ser chamado pela FFP em caso de desistência de algum clube. O assunto é descrito no artigo 26 do regulamento da competição:

Art. 26º - Os 06 (Seis) clubes de melhor índice técnico no Campeonato Piauiense de 2014 (Classificação Geral, por pontos obtidos em todos os jogos e fases da competição) excluído o campeão estadual, participarão da Copa Piauí 2014, competição a ser realizada pela FFP no 2º semestre deste ano e que dará ao Campeão a indicação da 2ª vaga da Copa do Brasil 2015 devendo a FFP, no caso de desistência de algum clube, convocar o clube subsequente de acordo com a classificação final da competição até que seja completado o numero mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Futebol.

Em 2013, a Copa Piauí foi alvo de polêmicas. Ameaçada em ser extinta, a competição sofreu esvaziamento de três clubes: River-PI, Cori-Sabbá e Picos. Além disso, teve problemas no regulamento, que ia contra ao Regulamento Geral de Competições da CBF. A Federação queria realizá-la com apenas três times, sendo que o mínimo eram quatro. No fim, Picos e 4 de Julho voltaram atrás da decisão de não participar e acabaram colocando as equipes em campo, além de Piauí e Flamengo-PI. A Raposa ficou com o título.

Em 2014, a diretoria do Parnahyba avisou que não se interessa pelo torneio. As diretorias de Barras e 4 de Julho esboçaram desejo de participação, assim como Piauí e Flamengo-PI. A Copa Piauí tem calendário previsto para agosto.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook