Escrito na história: Itacor supera Turma e conquista tri estadual de basquete

04/12/2016 10h20


Fonte Globoesporte.com

Anotem nos livros de registros: o Itacor - aquele clube encarnado de basquete do Piauí - é tricampeão estadual por méritos. E, dentro de quadra, que alegria mais simbólica em seu aniversário de 40 anos poderia ter recebido o técnico Evaldo Júnior senão a conquista do troféu da temporada? O sorriso do time após a vitória por 65 a 58 sobre o Turma, neste sábado, no ginásio Rui Lima, em Teresina, se tornou extrato da conquista. O triunfo do Colorado no jogo 2 da série melhor de três deu a taça ao time do Piauí, que venceu o primeiro jogo, na sexta, por 60 a 53, uma revanche perfeita sobre um rival convidado do Maranhão que incomodou ao longo do estadual.

O triunfo que pôs fim à luta pelo título garantiu o terceiro troféu de campeão no hall de conquistas do Itacor. O clube tem acumulados os títulos de 2013, 2015 e 2016. O feito obtido este ano garante vaga na disputa da Copa Norte de basquete. O ala Cassius Clay foi eleito o melhor jogador do campeonato.

- Foi do melhor jeito, gostoso, sendo campeão. E o título fica aqui (no Piauí). Agradeço à equipe e estamos de parabéns. É aquilo que eu digo: dedicação sempre. Treinei para a final. No segundo jogo contra eles, eu apaguei no jogo. Agora me redimi sendo campeão - desabafou Cassius.

Imagem: Renan MoraisItacor x Turma Piauiense de basquete 2016.(Imagem:Renan Morais)Itacor x Turma Piauiense de basquete 2016.

Até levantar o troféu, o Itacor precisou imprimir seu próprio ritmo. Contudo, o Turma se mantinha o tempo todo colado no placar. A igualdade foi tamanha no primeiro quarto que os dois times terminaram o tempo regulamentar empatados em 16 a 16.

Embalados no jogo, os colorados conseguiram abrir cinco pontos de vantagem ao fim do segundo quarto, mas foi no desfecho do terceiro que o título começou a ficar mais palpável. O ala-armador Edinho acertou um difícil chute de fora do garrafão e virou o jogo no último segundo. Os 10 minutos finais foram de extrema cautela na administração da vantagem no placar, que perdurou até o apito final do árbitro.

- Foi um presente maravilhoso, mas só tenho a agradecer este grupo, que abdicou de várias coisas, como família, aniversário da esposa. Vieram e esta aí o resultado. Ontem, ganhamos, e, hoje, fechamos com 2 a 0, mostrando que tínhamos condições de ganhar da equipe do Turma - destacou Evaldo Júnior, técnico do Itacor.

Campanha consistente

A classificação do Itacor na primeira fase do Piauiense de basquete foi garantida graças às vitórias sobre Bela Vista (104 a 24), Cervejaria Moraes (81 a 43) e The Sun City (103 a 31). O tropeço diante do Turma, no último compromisso do Grupo A, deixou o time colorado com a vice-liderança na tabela e garantido na etapa seguinte. Na segunda fase, o Itacor concentrou os esforços no duelo com o IFPI, vice no estadual do ano passado. Apesar da resistência do adversário, os favoritos encaminharam mais uma classificação: triunfo por 79 a 31.

O triangular na 3ª fase da competição colocou adversários cascudos no caminho do campeão. Contudo, embora tenha sucumbido mais uma vez diante do Turma na partida que terminou em 66 a 55, o Itacor despachou o Kosmos (63 a 45) e selou a ida à final do estadual.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: clube, turma, basquete