Dia de decisão: Parnahyba e Piauí brigam pelo título do primeiro turno

22/03/2014 12h04


Fonte G1 PI

Imagem: Renneé Fontenele/AscomClique para ampliarParnahyba e Piauí decidem o título do primeiro turno do estadual.(Imagem: Renneé Fontenele/Ascom)Parnahyba e Piauí decidem o título do primeiro turno do estadual.

O Estádio Verdinho, em Parnaíba, terá dois protagonistas com histórias bem diferentes. De um lado, o Parnahyba, que faturou cinco estaduais nos últimos dez anos; do outro, o Piauí, equipe que amarga um incômodo jejum de 28 anos sem conquistas. Em campo, a disputa pela Taça Estado do Piauí e, de quebra, por uma vaga na grande decisão do Piauiense. A final do primeiro turno acontece na tarde deste sábado, às 17h, e terá a transmissão em Tempo Real pelo GloboEsporte.com/pi.

Parnahyba e Piauí voltam a se encontrar em uma decisão após nove anos. Em 2005, os dois times estiveram frente a frente e decidiram o estadual. Melhor para o Tubarão! Depois de um empate sem gols nos dois jogos, Gildásio marcou aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação e garantiu o bicampeonato da equipe azulina.

A história agora é um pouco diferente. Na final do primeiro turno, as equipes se enfrentam apenas uma vez. Em caso de empate no tempo normal, a decisão vai para a prorrogação. Se o resultado persistir, o Parnahyba, que fez melhor campanha na fase de classificação, fica com o título e uma possível vaga na Copa do Nordeste do próximo ano. Ao Piauí, só a vitória interessa.

A decisão do primeiro turno do Piauiense terá arbitragem de Antônio Dib dos Santos. Ele será auxiliado por Francisco Nurisman e João Thiago Carvalho.

As escalações

Parnahyba: Com Gilmar Bahia e Jones de volta ao time titular, Fernando Tonet deve começar a partida com: Robinho; Barata, Gilmar Bahia, Wesley e Jonys; Alessandro, Luciano, Totonho e Capela; Fabinho e Felipe Rafael.

Piauí: Durante a semana, o técnico Paulo Moroni testou três formações. Apesar do suspense a formação deve ser a mesma que bateu o Barras há uma semana. A mudança deve ser apenas na forma de jogar. O Enxuga Rato deve começar o duelo com: Lucas; Eridon, Eduardo Junior e Rafael Negão; Jorginho, Marcos Gasolina, Vitor Recife, Binha e Natan; Raphael Freitas e Fabiano.

Quem está fora

Parnahyba: O técnico Fernando Tonet terá força máxima diante do Enxuga Rato. Gilmar Bahia e Jones, que foram poupados na partida contra o Flamengo-PI, estão 100% e à disposição do treinador.

Piauí: No Enxuga Rato, Paulo Moroni não terá problemas para escalar a equipe. Apesar de ter poupado Lucas, Eridon e Fabinho no treino de quinta-feira, o treinador terá força máxima na decisão deste sábado.

Último confronto

O último confronto entre Parnahyba e Piauí acontece justamente no Estádio Verdinho há pouco menos de dois meses. Naquela ocasião, o Tubarão levou a melhor no reencontro com o ex-técnico Paulo Moroni. Os gols de Da Silva e Puxinha garantiram a vitória para os donos da casa. Em decisões, como a deste sábado, o Parnahyba também leva a melhor. Em 2005, os dois times estiveram frente a frente no Estádio Albertão, onde decidiram o título. O gol de Gildásio no segundo tempo da prorrogação garantiu o título da equipe azulina.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook