Com R$ 6 mil investidos, Rua da Copa no Piauí ganha cobertura 'padrão Fifa'

03/06/2014 12h34


Fonte G1 PI

Imagem: Daniel CunhaClique para ampliarLona com 50 metros foi colocada na rua para acompanhar jogos do Brasil.(Imagem:Daniel Cunha)Lona com 50 metros foi colocada na rua para acompanhar jogos do Brasil.

Empolgação. Esta é a palavra que resume o sentimento dos moradores da Rua Juiz Emiliano Paes Landim, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina (PI), em relação à Copa do Mundo. Engajada com a decoração do local, a vizinhança não poupa esforços para que o ambiente seja o mais bonito, confortável e “futebolístico” possível.

Para isso, vale tudo: desde milhares de bandeirolas de um telhado a outro das casas até mesmo muros e paredes pintados com as cores e personagens da Seleção Brasileira. Para fazer bonito, os populares providenciaram até mesmo uma cobertura solar no estilo “padrão Fifa”. Os gastos na decoração já ultrapassam os R$ 6 mil, e a rua ganhou página em rede social, chamada de "Na Onda do Hexa", para atrair torcedores.

Além dos enfeites típicos da ocasião, os organizadores prometem novidades que vão além da beleza. Pensando no conforto dos vizinhos, foi providenciada uma enorme cobertura para a rua, que servirá de proteção contra os raios solares durante os jogos. Uma lona de 50 metros em verde e amarelo já está armada sobre um trecho da rua, onde serão colocados os televisores. Outra diferença em relação aos torneios anteriores serão os banheiros químicos, que serão instalados nas datas dos jogos do Brasil.

- Fizemos uma cobertura para que o Sol não atrapalhe a brincadeira, especialmente para os jogos que vão ocorrer pela parte da tarde. Se conseguirmos mais recursos, colocaremos mais uma lona com o mesmo tamanho. Também teremos banheiros químicos para os dias dos jogos, isso garante o conforto para quem é de fora também, já que não serão apenas os vizinhos quem vão participar. Não somos cidade-sede, mas também somos 'padrão Fifa'– brinca Marly Oliveira, uma das organizadoras.

Imagem: Daniel CunhaEstimativa é que local recebe mais de cinco mil pessoas durante Copa do Mundo.(Imagem:Daniel Cunha)Estimativa é que local recebe mais de cinco mil pessoas durante Copa do Mundo.

Há pelo menos seis meses arrecadando recursos provenientes de doações, bingos e serestas, os vizinhos esperam repetir o sucesso alcançado na Copa de 2010, quando receberam cerca de cinco mil torcedores. Este ano, a expectativa dos moradores é que as comemorações durante as partidas da Seleção Brasileira atraiam os “festeiros” de toda a cidade.

Imagem: Daniel CunhaClique para ampliarMarly, organizadora da rua Marly, organizadora da rua "Na Onda do Hexa", que tem perfil social na internet.
- No Mundial passado, recebemos mais de cinco mil pessoas, mas para a Copa no Brasil temos certeza que o número será ainda maior. O esforço para 2014 está sendo muito grande, todos estão ajudando. Até as crianças entraram no espírito, fazendo as bandeirolas e pintando os muros da rua. Quando acabarmos, tenho certeza que o resultado será a melhor decoração que já fizemos – garante Marly.

Segundo os moradores, no momento em que as partidas da Copa forem se aproximando, o asfalto também será pintado, acrescentando ilustrações diferentes a cada jogo para que esteja sempre diferente. Além das pinturas, outros adereços serão adicionados, incluindo artigos produzidos exclusivamente com material reciclado. Para completar a festa com segurança, a vizinhança garantiu o auxílio de uma viatura da Polícia Militar, cedida pelo 8º Batalhão da PM, além das permissões da Delegacia do Silêncio para a realização do evento na rua. Agora, é só esperar o dia 12 de junho e torcer pelo Brasil.

- Vamos começar a pintar o asfalto semana que vem, para não sujar muito com o tráfego de veículos. Em cada jogo nós vamos pintar algo diferente, talvez inspirado nos jogadores de destaque ou nas seleções adversárias. Vamos fazer também enfeites com material coletado na própria vizinhança. Usaremos garrafas pet, papel, pneus. Tudo o que pudermos reaproveitar de uma maneira bonita será usado. Vamos torcer pelo hexacampeonato no melhor estilo – conta a moradora.

Imagem: Daniel CunhaRua na zona Sudeste em Teresina ganha decoração e colorido da Seleção Brasileira.(Imagem:Daniel Cunha)Rua na zona Sudeste em Teresina ganha decoração e colorido da Seleção Brasileira.


Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews