Clubes questionam votação, e fórmula da Série C ainda pode ser modificada

12/03/2016 12h00


Fonte Globoesporte.com

A Série C só começa no dia 21 de maio, mas a disputa entre os clubes já está acirrada. O bloco das equipes do Norte e Nordeste entraram com um recurso para pedir a contagem dos votos na eleição que decidiu pela manutenção do regulamento do torneio. A votação não respeitou o artigo 59 do estatuto da CBF, que prevê votos qualitativos, com pesos diferentes de acordo com a posição de cada time no último Campeonato Brasileiro, e não unitários, como foi feito e divulgado pelos próprios dirigentes.

No Conselho Técnico da competição, na última terça-feira, foi apresentada uma proposta para mudar o cruzamento nas quartas de final. Times do mesmo grupo se enfrentariam na segunda fase, o que garantiria ao menos dois clubes das duas regiões na Série B de 2017. Após a reunião, os representantes falaram que houve empate em primeira votação, de forma unitária, por 10 a 10, com o Macaé votando a favor do bloco Norte e Nordeste. Em segundo turno, a equipe fluminense mudou de lado, como o próprio presidente admitiu, e a proposta caiu.

Imagem: Rafael Ribeiro/CBFClubes questionam votação, e fórmula da Série C ainda pode ser modificada.(Imagem:Rafael Ribeiro/CBF)

No entanto, caso o voto qualitativo fosse utilizado, a primeira eleição garantiria a aprovação da mudança no regulamento por 117 a 93. O cálculo é feito da seguinte maneira: primeiro rebaixado da Série B, o Macaé tem peso 20, e assim sucessivamente. Último colocado entre os que conquistaram acesso na Série D, o Ypiranga-RS tem peso um. Vice-presidente da CBF e representante do grupo insatisfeito, o alagoano Gustavo Feijó diz que tentou garantir a votação de acordo com o estatuto, mas foi impedido pelo presidente da Federação Paulista e diretor de Coordenação da CBF, Reinaldo Carneiro Bastos. São cinco paulistas na Série C: Botafogo-SP, Guaratinguetá, Portuguesa, Mogi Mirim e Guarani.

– Ele não deixou ninguém falar. Ele queria defender o interesse dele e dos clubes dele. A CBF não tem nada a ver com isso. O que houve foi a má condução do Reinaldo em não querer ouvir ninguém. Ele vai ter que aceitar, no voto venceu a proposta do Norte e Nordeste. Não há motivo para haver nova votação, a CBF não precisa gastar mais com uma nova reunião e viagem dos dirigentes por causa do erro de um diretor. Houve o 10 a 10 em voto unitário, mas é preciso recontar com o peso qualitativo – declarou Feijó.

O recurso foi pedido pelo presidente do ASA, Bruno Euclides, representante da Série C no Conselho Técnico de Clubes. O presidente em exercício da CBF, Antônio Carlos Nunes, e seus cinco vices, julgarão o caso ao lado da Diretoria de Competições, comandada por Manoel Flores. Reinaldo Bastos se manifestou apenas por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa. O presidente da Federação Paulista rebate as acusações de Feijó e diz que a votação foi limpa.

– Respeito muito a opinião e a eventual divergência dos colegas. Mas a reunião foi conduzida de forma democrática e com participação ativa dos clubes, como nunca havia acontecido. Assim como ocorre em diversos outros conselhos técnicos, foi aberta a possibilidade de os clubes reverem suas decisões. Então, em um novo momento da reunião, um dos clubes reviu sua posição anterior e foram ratificadas todas as decisões tomadas – declarou Reinaldo.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local