Clubes entregam certidões negativas, e FFP define regulamento na segunda

11/12/2015 09h26


Fonte GEPI

Os oitos clubes que disputarão o Campeonato Piauiense 2016 (River-PI, Flamengo-PI, Piauí, Caiçara, Parnahyba, Cori-Sabbá, Picos e Altos) apresentaram à Federação de Futebol do Piauí (FFP) as certidões negativas de débitos exigidas pela entidade para participarem da competição. O prazo para entrega da documentação acabou nesta quinta-feira. A FFP vai montar agora uma comissão para analisar a papelada e verificar a existência de pendências, conforme o acordo entre os presidentes dos times no Conselho Técnico dos Clubes, realizado no dia 24 de novembro.

A medida atende ao Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro). A nova lei estabelece princípios e práticas de responsabilidade fiscal e financeira, além de gestão transparente e democrática para todas as entidades esportivas de futebol profissional. Isso quer dizer que, para que os clubes se inscrevam em qualquer torneio oficial, é necessário apresentar todas as certidões fiscais negativadas junto às federações. Agora, o departamento jurídico da FFP vai checar os documentos apresentados pelos times piauienses a partir de segunda-feira.

Também na segunda, a entidade vai dar uma posição oficial sobre o regulamento do estadual. O Parnahyba sugeriu o Campeonato Piauiense em turno e returno, proposta aceita pela maioria dos presidentes em votação no Conselho Técnico dos Clubes. Depois da apresentação da tabela, a competição recebeu críticas. O estadual teve 24 datas, sendo que a CBF reserva 13 para os campeonatos realizados no Nordeste por causa do Nordestão.

Imagem: Emanuele Madeira/GloboEsporte.comPresidentes dos clubes em reunião na sede da FFP .(Imagem:Emanuele Madeira/GloboEsporte.com)Presidentes dos clubes em reunião na sede da FFP .

A Ouvidoria da Competição foi provocada, e os clubes se reuniram novamente sinalizando para o turno único, com os quatro primeiros avançando às semifinais e, em seguida, final. O Parnahyba ficou de avaliar a alteração e, até o fim do expediente desta quinta, não apresentou resposta.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, o regulamento definitivo das competições deve ser divulgado 45 dias antes do seu começo. O Campeonato Piauiense inicia no dia 30 de janeiro. Ainda dentro do prazo, o presidente da FFP, Cesarino Oliveira afirmou que não existe nenhuma contraproposta sendo aguardada ou que será posta em análise. Isso porque o Parnahyba resiste ao turno único.

- Não estamos esperando contraproposta. Vamos obedecer aquilo que o estatuto do torcedor preconiza, em relação do que for analisado, ainda estamos no prazo de 45 dias. Até segunda-feira a federação vai se posicionar – resumiu o presidente.