Clubes consultam CBF sobre punição ao Parnahyba por escalar volante

14/06/2016 10h29


Fonte globoesporte.globo.com/pi

Imagem: Didu MasulloClique para ampliarLuciano, volante do Parnahyba, contra o CSA.(Imagem:Didu Masullo)Luciano, volante do Parnahyba, contra o CSA.

Após estrear com vitória diante do CSA na Série D 2016, o Parnahyba recebeu uma ameaça de perder os pontos conquistados. Isto porque adversários do Tubarão no mesmo grupo acreditam que o volante Luciano foi escalado irregularmente. O jogador foi expulso na última partida do clube pela Copa do Brasil, diante da Portuguesa, e, de acordo com as denúncias, deveria ter cumprido suspensão automática na primeira rodada da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Os clubes consultaram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o caso.

Pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil contra a Portuguesa, no dia 26 de abril, Luciano foi expulso aos 14 minutos do segundo tempo ao receber o segundo cartão amarelo na partida. O atleta deveria cumprir suspensão automática na partida seguinte, mas o Parnahyba foi eliminado ao ser derrotado por 1 a 0.

Luciano entrou em campo neste domingo, quando o Parnahyba derrotou o CSA por 2 a 1 pela primeira rodada do grupo A6 da Série D. Após a partida, os demais clube do grupo fizeram uma consulta à CBF para atestar a regularidade da escalação do jogador, com base em um entendimento de que a suspensão automática oriunda daquele cartão vermelho deveria ser punida no Campeonato Brasileiro. Apesar da investida, o presidente do Parnahyba, Batista Filho, diz estar totalmente tranquilo quanto ao caso.

- Faltam os clubes lerem o Regulamento Geral de Competições da CBF. Nós botamos ele conscientemente. Nós checamos todos os jogadores e não constava punição contra nenhum deles, com exceção do Lucas Conceição (goleiro), que não foi para o jogo – explica Batista.

A convicção do presidente Azulino se dá pelo Artigo 52, parágrafo 2º do Regulamento Geral de Competições da CBF, que diz: "os impedimentos automáticos referidos este artigo e no artigo 51 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório".

Até o momento, apesar da consulta feita à CBF, não existe denúncia formal contra o Parnahyba no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: clube, partida, parnahyba