CBJ mantém confiança em Sarah para Rio 2016, mas acende sinal de alerta

26/05/2015 17h00


Fonte Globoesporte.com

A ausência de um nome entre os convocados da seleção brasileira de judô para o Pan-Americano de Toronto, no Canadá, foi a maior surpresa da lista anunciada pela Confederação Brasileira da modalidade (CBJ). Fora da competição continental, a campeã olímpica Sarah Menezes acabou substituída por Nathália Brígida no peso-ligeiro, até 48kg.

Para o gestor técnico de alto rendimento da entidade, Ney Wilson, a mudança refletiu uma posição estratégica fruto da irregularidade da piauiense nas competições. A oscilação de Sarah desde a medalha de ouro em Londres 2012, acentuada no último ano, chamou atenção. Por isso, a necessidade da revisão no planejamento inicial da atleta que passa a receber atenção especial em treinamentos específicos. Apesar do corte do Pan, Ney reforçou a convicção da presença de Sarah na Rio 2016, contudo deixou em aberto a briga na categoria.

- A Sarah é nossa campeã olímpica e temos muita confiança nela. Mas ela permanece na disputa pela vaga nas Olimpíadas como todos os atletas. Não existiram critérios objetivos para a não convocação de Sarah ao Pan. Foi feita uma reunião entre a comissão técnica e a atleta e, pensando no melhor desempenho no Campeonato Mundial de Astana, no Cazaquistão, se percebeu a necessidade de alterar um pouco o planejamento que havíamos feito no começo do ano para a Sarah – explicou Ney Wilson.

Imagem: Josiel MartinsAtual campeã olímpica dos ligeiros, Sarah Menezes é é vice-líder do ranking internacional.(Imagem:Josiel Martins)Atual campeã olímpica dos ligeiros, Sarah Menezes é é vice-líder do ranking internacional.

Ao justificar o corte da piauiense do Pan de Toronto, Ney Wilson frisou que o ano não foi só de resultados negativos para Sarah. As medalhas em si – ou a falta delas – não fazem parte de uma análise solitária. O rendimento nos tatames conta também.

Em 2015, Sarah conquistou ouro no Campeonato Pan-Americano de Edmonton, no Canadá, após nove meses de jejum. Antes, tinha subido ao pódio em julho do ano passado, quando conquistou o título do Grand Slam da Rússia. O espaço de tempo entre um triunfo e outro tem quatro torneios: os Grand Prix de Samsun, na Turquia, e Dusseldorf, na Alemanha; além do Grand Slam de Tóquio e o Mundial de Chelyabinsk – esses dois, em 2014. Lá na Rússia, a judoca teve uma dura eliminação, logo na primeira luta para francesa Amandine Buchard, de apenas 19 anos. Sem frequentar os pódios, a piauiense perdeu o posto número 1 do ranking mundial depois de 20 meses no topo.

- Sarah acabou de ser campeã pan-americana. Existem competições em que o atleta não chega ao pódio, mas não compete mal. O que nos acendeu um sinal de alerta foi a irregularidade. Por isso, houve essa reunião onde foi decidido que focaríamos em treinamentos de maior qualidade visando ao Mundial, que é uma competição que dá muitos pontos para o ranking mundial enquanto os Jogos Pan-americanos não contam pontos. É uma competição que vale pelo ambiente, por ser o último evento poliesportivo antes dos Jogos do Rio de Janeiro. Estamos levando alguns atletas para dar essa experiência a eles, o que a Sarah, apesar de jovem, tem de sobra.

Sem Sarah na equipe, o objetivo da CBJ no Pan é conquistar medalhas nas 14 categorias. A seleção brasileira se reúne no dia 23 de junho em Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro, para a preparação para o Pan. A delegação embarca para Toronto no dia 2 de julho, e as competições começam no dia 11 de julho.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local