Bizu amigo, acerto rápido e final feliz: os bastidores do trato com Hungaro

02/03/2017 16h55


Fonte Globoesporte.com

O encontro entre River-PI e Sport, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, em Teresina, não ajudou a definir apenas os rumos dos dois clubes na tabela da competição. Contribuiu, também, para desidratar um percalço que acompanhava o Galo até então: a falta de um treinador na área técnica.

Amigos de longa data, Tales Rodrigues, analista de desempenho do clube do Piauí, e Ricardo Henriques, preparador físico do Leão, fizeram do bate-papo informal, próximo ao banco de reservas do estádio Lindolfo Monteiro, um ponto de partida para o que acabou se tornando a bem-sucedida ida de Eduardo Hungaro ao Poleiro.

Ciente do período de transição de comandos pela qual passava o Galo, Ricardo Henriques comentou com o auxiliar riverino a possibilidade real de Hungaro encabeçar o projeto. Do fim da conversa entre os dois para a primeira ligação no celular do ex-treinador do Botafogo foi um pulo.

- Eu o conhecia desde a época que morei no Rio. Ricardo viu que Waldemar tinha ido embora e, como trabalha com Oswaldo de Oliveira, irmão do Waldemar, falou muito bem do Hungaro, disse que ele ia encaixar bem aqui, que é um conhecedor de futebol. Ricardo trabalhou com Oswaldo, cinco anos, no Japão, depois Santos, São Paulo, Flamengo. É uma ótima figura - descreveu Tales ao citar a origem do “Projeto Hungaro”.

Do outro lado da linha, acompanhado pelo fiel escudeiro Lucas Andrade, Tales consultou o treinador, passando de forma preliminar - e não oficial, diga-se - o contexto tricolor na temporada. O River-PI segue pavimentando a inédita classificações às quartas de final da Copa do Nordeste e ida à semifinal do Campeonato Piauiense.

A boa impressão e informações coletadas no primeiro contato por telefone acenderam a primeira faísca que motivou a abertura de negociação. A partir daí, o diretor de futebol, Robert Ibiapina, assumiu o comando das conversas. O dirigente abriu de forma límpida e formal a força-tarefa orquestrada para adquirir Eduardo Hungaro.

Fontes ligadas ao clube tricolor garantem que a pedida salarial do novo treinador, inferior a de Waldemar Lemos, teria acelerado a acerto. Nas conversas, Hungaro não chegou a fazer exigências, mas teve garantido o direito de ter moradia própria, em Teresina. O treinador não solicitou contratações logo de cara.

- Foi recente (o contato), foi no Carnaval. Eles me procuraram para saber a disponibilidade e procuraram um profissional muito motivado pra tocar esse trabalho. É muito cedo para fazer solicitação de peças. Vi o jogo com o Sport. Os resultados nesse começo de ano são muito bons. Teve uma pequena queda, mas nada que preocupe. É importante o treinador ter hoje essa noção das disponibilidades do clube - declarou o treinador de forma lúcida ao telefone.

Imagem: Andreia MacielEduardo Hungaro tem a missão de seguir com o Galo no restante da temporada.(Imagem:Andreia Maciel)Eduardo Hungaro tem a missão de seguir com o Galo no restante da temporada.

Porém, até chegar a um nome comum, os dirigentes do River-PI discutiram vários caminhos. De acordo com o presidente Elizeu Aguiar, quatro, para ser mais preciso. O aval dado por Delson Castelo Branco, presidente do Conselho Deliberativo, chancelou a busca mais agressiva pelo substituto de Waldemar.

- O presidente do Conselho disse que eu poderia tomar de conta com a gerência e diretoria de futebol. Nós vínhamos conversando com quatro nomes, tratando desse assunto. Alguns deles foram declinando e outros foram agradando. Nós gostaríamos de ter o treinador logo no Rivengo. Se ele quiser ir para o banco, vai. Se não, vai assistir. Nós estamos dentro de um perfil que se encaixa na nossa realidade. Se fosse para contratar só para contratar, já o teríamos feito - destacou Elizeu Aguiar.

O River-PI ainda não divulgou uma data para apresentação oficial de Eduardo Hungaro, que deve assumir o clube na vice-liderança do Grupo C da Copa do Nordeste, com sete pontos, três a menos que o Sport, líder provisório. No estadual, o Galo é quarto colocado com cinco pontos conquistados em três partidas disputadas no primeiro turno.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: presidente, clube, eduardo