Barras relembra "febre tricolor" na Série C de 2007

09/10/2014 17h54


Fonte Globoesporte.com

Enquanto o River-PI ainda sente o gosto amargo da eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro 2014, os torcedores piauienses, em especial os do Barras, relembram os bons momentos do time do interior na histórica campanha da “Terceirona” em 2007. De vice-campeão estadual naquele mesmo ano, o Leão do Marataoan entrava no torneio nacional como um verdadeiro azarão, o que acabou se confirmando. Foram três fases de grupos – todas classificando em primeiro lugar – até o octogonal (última fase), quando a equipe esteve entre as oito melhores da competição entre 64 participantes. O acesso à Série B acabou não se concretizando, mas o sétimo lugar no geral cravou o Barras como o time do Piauí que melhor representou o estado em edições da Série C, antes mesmo da criação do atual modelo da quarta divisão.

Entre os personagens mais marcantes daquela campanha estavam o lateral-direito Niel, o atacante Pantico, o treinador Flávio Araújo e o então diretor de futebol do clube, Robert Brown, que cita a trajetória do Barras como um dos momentos de maior relevância para o cenário do futebol local.

Relembre os momentos marcados campanha do Barras na Série C em 2007:
Logo na estreia, o Barras tratou de botar as “cartas na mesa” e mostrar que não estava para brincadeira. A vitória por 2 a 0 diante do Sampaio Corrêa do Maranhão, no estádio Juca Fortes foi a porta de entrada no time no Brasileirão para elevar a moral da equipe perante os demais adversários (veja no vídeo ao lado). No entanto, o duelo mais aguardado era o clássico estadual com o River-PI. E o Leão do Marataoan foi valente contra o Galo. Após empate sem gols em Teresina, o Barras voltou a surpreender no jogo de volta e goleou o Tricolor por 4 a 0, para delírio dos torcedores barrenses. O artilheiro Pantico, um dos heróis do River-PI na Série C do ano anterior, dessa vez foi algoz do Tricolor. Ele marcou duas vezes e ajudou o Barras a garantir a classificação antecipada para a próxima fase. O time barrense terminou em primeiro lugar com 11 pontos, deixando o Galo de fora na terceira posição.

Com o moral elevado, o Barras começou a segunda fase com o empate em 1 a 1 diante do Fast Club, em Manaus, no Amazonas. Esse resultado já indicava o quanto essa etapa seria mais complicada. Além das duas equipes, o Ananindeua do Pará estava no páreo e lutaria até a rodada final em busca de uma das vagas para a terceira fase. No entanto, a combinação de resultados proporcionou um fato curioso: caso Barras x Fast Club terminasse empatado, o time paraense estaria eliminado. Foi o que aconteceu. Em jogo de “compadres”, as equipes não saíram do zero no placar (veja vídeo acima) e garantiram a classificação com 11 pontos cada. O tricolor avançou em primeiro, posição conquistada na diferença de saldo de gols: 4 a 3. Na reta final desta fase, Paulo Moroni decidiu abandonar o barco para assumir o América-RN na Série A. O Leão do Marataoan passou a ser conduzido por Flávio Araújo, campeão piauiense por duas vezes com o Parnahyba.

A chegada de um novo técnico era vista com desconfiança pelos torcedores e pelo próprio grupo. Mas Flávio Araújo queria contrariar as desconfianças. E assim fez. Embalado na competição, o time piauiense fez uma campanha melhor ainda na terceira fase e a vitória de virada por 3 a 2 contra o Nacional-PB, em Patos, na Paraíba, na primeira rodada, impulsionou a equipe para a classificação.
- Me lembro que estávamos perdendo por 2 a 0 fora de casa. O bom daquele grupo é que não desistíamos nunca. Nos fechamos no intervalo, e aquela união fez com que o time lutasse até fim pelo empate. Mas fomos melhor do que isso, e acabamos saindo com uma bela virada, o que certamente deu mais confiança para o restante do torneio – disse Pantico, autor do gol da vitória.

Além de Pantico, o lateral-direito Niel, que fazia o curinga no esquema de Flávio Araújo, também era destaque no Barras, tanto que marcou alguns gols decisivos na reta final. Para coroar bem a classificação com 13 pontos em primeiro lugar isolado, a equipe encerrou a terceira fase derrotando o Nacional-PB outra vez e, por coincidência, pelo mesmo placar: 3 a 2, no estádio Juca Fortes.

Para muitos, o Barras já havia chegado longe demais, e, outra vez, o time queria provar que não tinha ido até o octogonal final por acaso. Junto com o “Bafo”, estavam os oito melhores times entre os 64 que começaram a Série C, com eles o sonho: ficar entre os quatro melhores e conquistar o acesso. Mas o que seria um sonho acabou virando frustração. Limitado financeiramente para fazer novas contratações e reforçar a equipe na reta final, o Barras não conseguiu atingir o mesmo nível técnico dos principais concorrentes. Entre vitórias e tropeços, o Leão do Marataoan conseguiu o último fôlego na competição quando derrotou o Vila Nova-GO por 2 a 1 em partida válida pela décima rodada, no estádio Albertão, em Teresina (veja vídeo acima). Em partida emocionante Pantico e Niel fizeram os gols da vitória e acenderam a última chama do Barras no torneio.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: barras, time, reta final