Atletas do Piauí buscam dois ouros no Pan-Americano de Badminton

19/07/2013 13h51


Fonte G1 PI

Os atletas piauienses que disputarão o Pan-Americano Júnior de Badminton, que será realizado no México na próxima semana, fazem nesta sexta-feira (19) o último treino antes da competição. Sânia Lima, Jackeline Lopes, Sâmia Lima, Vinícius Evangelista e Fabrício Farias viajam neste sábado (20) e se juntarão a Francielton Farias e Gabriele Cavalcante na busca pela meta do torneio: duas medalhas de ouro.

O critério de classificação para o Pan é estar entre os quatro melhores colocados de cada categoria no ranking nacional. Por este critério, mais de 15 atletas do clube Joca Claudino poderiam participar da competição, mas apenas sete foram selecionados para corte de custos: duas no sub-13 (Sânia e Jackeline), três no sub-15 (Sâmia, Fabrício e Vinícius) e dois no sub-19 (Francielton e Gabriele). Os dois últimos viajam direto de Campinas, onde disputaram uma etapa do Nacional adulto.

- Só estamos levando aqueles de melhor índice técnico, líderes ou vice-líderes do ranking. A Confederação só banca os meninos do sub-19, que disputam a competição por equipes, os outros são custeados pelo clube e não tínhamos dinheiro para bancar todos – explica a treinador Norma Rodrigues.

O número de competidores (sete) é o mesmo enviado para edições anteriores do Pan-Americano, mas a meta este ano é mais ousada. A delegação piauiense pretende, pela primeira vez, conseguir duas medalhas douradas na competição.

- Nos últimos anos temos conseguido um ouro e uma prata, ou um ouro e um bronze. Desta vez não nos importa o número de pódios, mas queremos conquistar dois ouros – diz Norma.

Imagem: Wenner TitoParte da equipe que disputará o Pan - Americano Júnior. Da esquerda para direita: Vinícius Evangelista, Sâmia Lima, Sânia Lima, Jackeline Lopes, Fabrício Farias e a treinadora Norm(Imagem:Wenner Tito)Parte da equipe que disputará o Pan - Americano Júnior. Da esquerda para direita: Vinícius Evangelista, Sâmia Lima, Sânia Lima, Jackeline Lopes, Fabrício Farias e a treinadora Norm

A treinadora aponta os canadenses como os adversários mais fortes a serem batidos no torneio, mas acredita na força do seu grupo. Para ela, a equipe tem forças homogêneas e todos os atletas têm chance de medalhar. Fabrício Farias, que já conquistou o ouro em edições passadas do Pan, se mostra confiante, mas ciente das dificuldades.

- A expectativa é a melhor possível, acho que posso conseguir o ouro, mas tenho que treinar muito para isso – afirma o garoto.

Os atletas treinam na manhã e tarde desta sexta-feira (19) antes de viajar no sábado para Puerto Vallarta, no México, onde será realizada a competição. Lá, eles passarão por mais um período de treinos antes do início dos jogos, que acontecem entre os dias 24 e 28.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews