Atleta extrapola na dieta para levantar 525kg e ser campeão sul-americano

11/10/2014 10h45


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo Pessoal / Yuri FurtadoClique para ampliarYuri Furtado em dia de Yuri Furtado em dia de "festa" em restaurante japonês. Campeão sul-americano mantém boa forma apesar da comilança exagerada.

Não convide Yuri Furtado a ir ao restaurante porque a conta vai sair salgada. A fome do atleta é proporcional a sua força no powerlifting, esporte de levantamento de peso. Aos 22 anos, o competidor piauiense é o atual campeão sul-americano da modalidade na categoria até 82kg, título conquistado em Córdoba, na Argentina, após conseguir levantar 525kg somados em três exercícios no torneio internacional. O peso, contudo, não chega a impressionar tanto quanto o seu cardápio. A dieta de Yuri inclui mais de 4.000 calorias diárias, com direito a 300 ovos por mês, além de 15kg de carne e 15 litros de leite. O “lanche” não foge aos gordurosos hambúrgueres – no mínimo dois – e, claro, as sobremesas. Apesar de extrapolar, o atleta mantém a boa forma a partir dos treinos.

- Algumas pessoas se assustam, outras acham graça, mas sempre rola comentários, principalmente, quando é alguém que nunca me viu comendo. Por dia, não tenho precisão, mas como 500 gramas de carne de frango, porco ou bovina, cinco a 10 ovos e meio litro de leite. Fora isso, rola algumas besteiras (risos) de vez em quando e sempre peço de dois a três hambúrgueres nas lanchonetes. O que eu como por dia é comparado, acredito, a ingestão calórica de dois homens adultos porque ultrapassa as 4.000 calorias diárias – explica.

Tamanha "fome" tem uma justificativa para Yuri: ele precisa de muita energia para manter a massa corporal e treinar, assim, permanecer com o rendimento dentro do esporte.

- Acabo gastando muita energia durante os treinos para levantar cargas muito pesadas. Então, como bem e tudo o que quero e gosto sem culpa – completa.

Imagem: Arquivo Pessoal/Yuri FurtadoYuri Furtado durante Sul-Americano conseguiu levantar 220kg no agachamento, 145kg no supino e 220kg no levantamento terra: intenção é bater recorde no campeonato do próximo ano.(Imagem:Arquivo Pessoal/Yuri Furtado)Yuri Furtado durante Sul-Americano conseguiu levantar 220kg no agachamento, 145kg no supino e 220kg no levantamento terra: intenção é bater recorde no campeonato do próximo ano.

No powerlifting, que reúne o agachamento, o supino e o levantamento terra, Yuri começou a competir profissionalmente há um ano. O esporte veio para acabar com as lesões, mas revela: ficou apaixonado pela forma como a modalidade lhe ensinou a ser humilde e confiante nos estudos, trabalho e qualquer outro desafio que apareça.

- Comecei a treinar força pra melhorar meu desempenho em lutas que praticava e me livrar das lesões. Queria fortalecer meu corpo para as artes marciais, mas então descobri que o levantamento de peso que eu praticava na academia era um esporte muito popular e bem organizado por várias federações ao redor do mundo e que algumas delas estavam chegando ao Brasil para regulamentar o esporte. Quando percebi que as competições nacionais tinham atletas com um nível próximo do meu, comecei a treinar – explicou o atleta.

O campeão sul-americano pretende competir no próximo ano novamente no torneio, além da etapa nacional, ambos acontecem em Veranópolis, Rio Grande do Sul. Yuri quer superar o recorde do torneio internacional no agachamento (são 260kg), esperando progressão ao longo dos treinos da temporada. Com fome, agora de mais um título na carreira, o atleta se diz confiante.

- A força não é um talento, mas sim uma aptidão que você desenvolve. Não acordamos agachando com 200kg ou tirando três vezes o seu peso do chão. Você precisa se dedicar aquilo e ser paciente e confiante. Não tem treino mágico ou segredo, além de determinação e confiança em si mesmo. Antes, 180kg pareciam algo impossível. Hoje, agacho ou levanto mais que 200kg tranquilamente. Em Córdoba, tentei bater o recorde sul-americano de agachamento com 260kg. Isso é entre 30kg a 40kg a mais do que o máximo que eu consigo levantar. Não hesitei ou tive medo, dei meu máximo, mas não consegui. Daqui a um ano, confio que levantarei esse peso e serei campeão. Um passo de cada vez – promete.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: esporte, campeão, yuri