Após denunciar Altos, Cesarino critica mau uso de sistema: "FFP não é babá"

03/06/2016 16h46


Fonte Globoesporte.com

Na Série D de 2014, com parte do atual time na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o River-PI se atrapalhou com a escalação irregular do lateral George Michael e foi punido no STJD. Dois anos depois, o Galo se viu beneficiado com um erro semelhante cometido por um rival. O Altos foi punido por colocar um zagueiro - com três cartões amarelos acumulados - na final do Piauiense e deu de mão beijada o título estadual ao Tricolor.

Imagem: Joana Darc CardosoClique para ampliarPresidente da FFP frisa importância de uso correto de sistema para para controle interno de clubes.(Imagem:Joana Darc Cardoso)Presidente da FFP frisa importância de uso correto de sistema para para controle interno de clubes.

A decisão da Justiça mudou o destino da taça do returno, e o alvoroço abriu uma reflexão sobre o correto uso de um sistema de controle de cartões disponibilizado pela Federação de Futebol do Piauí e que poderia ter evitado o erro.

O presidente da entidade, Cesarino Oliveira, voltou a bater na tecla e frisou a importância da autonomia dos filiados na contagem de cartões amarelos e vermelhos, como prega o regulamento da competição.

- A Federação sabe que não fez força alguma para que isso acontecesse. Aliás, ela fez um esforço para que isso não acontecesse. A Federação disponibiliza um sistema que todos os clubes têm acesso por meio de senha para ver a situação de seus atletas antes dos jogos. O regulamento diz que é de responsabilidade dos clubes o acompanhamento de cartões amarelos e vermelhos. A Federação não tem que ser a babá e dizer: "Ei, não coloque este seu atleta porque ele está suspenso por cartão". Implantamos no estadual sub-17 uma pré-lista, que deve ser apresentada duas ou quatro horas antes da partida. Por ser digital, essa pré-lista ajuda a identificar os atletas. Se você teimar em colocar, tem as penalidades previstas em regulamento – explanou Cesarino.

Denunciado pela própria FFP, o Altos foi punido no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) por ter escalado Vitor Bafana na vitória por 3 a 1 do Jacaré sobre o River-PI no segundo jogo da final do returno, dia 26 de maio, na Cidade da Manga. O defensor deveria ter cumprido suspensão por ter acumulado três cartões amarelos apenas no returno. Bafana foi punido com cartão no empate em 1 a 1 com o Galo pela sexta rodada, depois levou outro amarelo na vitória por 4 a 2 sobre o Piauí, no segundo jogo da semifinal, e somou o terceiro na derrota por 1 a 0 para o River-PI no primeiro jogo da decisão.

- Isso faz parte. O Tribunal compõe um dos poderes da Federação. O regulamento faz parte da discussão do campeonato, e o Tribunal está para resolver os casos de irregularidades. São pessoas que estudam o direito desportivo. Sou obediente às leis, cumpridor. Que fique claro que quem fez a denúncia foi a Federação e ela fez porque tem que se fazer, fosse River-PI, Flamengo-PI, Parnahyba ou qualquer equipe que ferisse o regulamento – emendou o presidente.

O sistema Prodfut foi criado por Anderson Sousa e Domingos Torres e implantado pela FFP, em 2013, concedeu acesso a todos os filiados à entidade no controle de informações do clube. Por meio do canal, o Altos poderia ter evitado a irregularidade que culminou na perda da Taça Cidade de Teresina, correspondente ao returno do estadual.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: estadual, altos, returno