Apoiada pela mãe, faixa branca desafia judoca campeã olímpica: "Superá-la"

08/05/2015 14h35


Fonte Globoesporte.com

Ainda bem que existem pessoas como Maria Aparecida. Esforço e garra que incentivam a filha Beatryz, de 10 anos, a praticar judô e se espelhar na campeã olímpica Sarah Menezes. Aos dois anos de idade, uma meningite acabou fazendo com que a filha de Maria Aparecida não desenvolvesse a fala. Única da sua turma com deficiência auditiva, a pequena judoca se destaca pela inteligência, esforço e o espírito de competição. Apoiada pela mãe e com o desejo de ser heroína, Beatryz quer superar a medalhista de ouro de Londres 2012. Rolou até um desafio entre as duas, em Teresina.

Imagem: Emanuele Madeira/Globoesporte.comSarah Menezes treina com a judoca.(Imagem:Emanuele Madeira/Globoesporte.com)Sarah Menezes treina com a judoca.

O treino só inicia às 18h30, mas duas horas antes o quimono já está dobrado, amaciado com toque de carinho de Maria Aparecida. A ansiedade de Beatryz em sair de casa é visível. O objetivo dela é ser melhor do que Sarah Menezes. E para isso a mãe já fez o alerta que vai ser preciso muito treino. Então, é bom seguir os conselhos.

- Ela descobriu o judô com a Sarah, disse que era muito boa e que queria ser igual a ela, mas que depois iria tirar ela de cena, tomar o lugar dela. É uma empolgação para lutar. No início, fiquei preocupada de como seria o relacionamento dela com as outras crianças, mas ela tem uma percepção muito boa de movimento. Vejo que ela tem potencial – revela a mãe.

Imagem: Emanuele Madeira/Globoesporte.comMaria Aparecida acompanha filha no judô.(Imagem:Emanuele Madeira/Globoesporte.com)Maria Aparecida acompanha filha no judô.

A alegria da primeira aula permanece a cada treinamento, dividido três vezes por semana. E o primeiro contato com a campeã olímpica veio logo após a afirmação: “Vou ser igual a ela”. Do técnico, o atestado de que a faixa branca começou apresentando um belo potencial.

A atenção e o esforço vão ser primordiais para alcançar o objetivo pessoal dela. Sarah Menezes até iniciou uma brincadeira com Beatryz aceitando o desafio, mas facilitou e a pequena judoca não gostou nada da “colher de chá” da campeã olímpica. Em Teresina, Sarah revelou que momentos como esse lhe dão mais concentração para as lutas, além de melhorar o lado emocional. Os treinos com crianças, segundo a judoca, trazem tranquilidade na hora das competições.

- Vejo isso muito positivo para mim porque é uma motivação a mais para eu treinar alegre, feliz, descontraída, fazendo o meu trabalho sério e ao mesmo tempo me divertindo – confessou a campeã olímpica.

Os próximos encontros com Beatryz, em Teresina, acontecem no apertado calendário de Sarah, que está com a seleção brasileira no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, antes do Pan-Americano do Canadá. A judoca será poupada para os treinamentos de campo no Japão.


Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: sarah, campeã, judoca