Aos 59 anos e seis netos, 'vovozinha' adota malhação, corrida e pedalada

02/05/2014 16h39


Fonte G1 PI

Imagem: Marco FreitasClique para ampliarDona Maria Helena pratica atividade física diariamente.(Imagem:Marco Freitas)Dona Maria Helena pratica atividade física diariamente.

Maria Helena Lemos e Silva é motivação que vem do exemplo. Com muita disposição para cuidar da saúde e da família, a ex-professora de 59 anos leva no braço uma tatuagem com o nome dos quatro filhos e tem uma rotina diária de treinos de dar inveja.

São seis dias por semana divididos entre a malhação em academia de ginástica, corridas e pedaladas. A dedicação ao esporte passou para o resto da família. No "clã" dos Lemos e Silva, o exemplo de dedicação ao esporte da matriarca é uma herança que não foi ignorada.

- Eu incentivei os meus filhos a praticar esporte. O mais velho é formado em educação física, bombeiro e todos gostam de esporte, de jogar futebol, capoeira, de ciclismo. Além disso, os meus netos (são seis) também praticam atividade física como jiu-jitsu ou capoeira, até porque os pais incentivam – contou dona Maria Helena, orgulhosa do legado saudável dos herdeiros.

A ex-professora revela que procura participar de caminhadas e leva junto o marido. Ao lado dela, o funcionário aposentado da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Irapuam Vieira e Silva, participou pela segunda vez do GP Teresina de Corrida de Rua, que aconteceu no dia 1º de maio.

- Sempre gostei de fazer atividade física, de malhar e incentivo meu marido a se exercitar também. Ano passado, foi ele que viu a propaganda do GP e decidimos participar. Fiquei receosa porque ele já teve problemas respiratórios e achei que ele pudesse se sentir mal, não aguentar a caminhada. Mas foi ótimo, correu tudo bem – disse Maria Helena.

Esse exemplo, no entanto, nem sempre foi seguido pelo marido. Irapuam teve que passar por uma cirurgia há alguns anos por problemas na garganta. Ele fumava e não levava uma vida de exercícios diários. Após um problema respiratório, o esposo de Maria Helena foi incentivado mais ainda a praticar atividade física. Depois do susto, Irapuam abandonou o cigarro e dedicou um pouco mais de atenção à saúde. O casal optou por um estilo de vida saudável e hoje mora em um sítio, local onde os dois cuidam de animais e de uma horta. Apesar de todo o esforço para que a família adote hábitos saudáveis, Maria Helena, que já foi vegetariana, confessa, com bom humor, que só não conseguiu convencer o marido a mudar radicalmente os hábitos alimentares. Ele não resiste a uma carne de porco.

- Eu procuro me alimentar de forma bem saudável com arroz integral, soja, peixe, linhaça, quinoa, chia, chá verde. Como pouca carne vermelha e passei muito tempo, quando morei em Recife, com uma alimentação vegetariana. Já o meu marido, ao contrário de mim, adora uma carne de porco. Eu chamo atenção dele às vezes, e até que tem diminuído isso – brinca Maria Helena.

Histórias como de Maria Helena estarão na sexta edição do GP Teresina Corrida de Rua, iniciativa da Rede Clube que busca incentivar a estimular a prática de esportes e hábitos saudáveis. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook