Amuletos do Piauà Rugby tem 'barba de Noé', mister simpatia e tatuados
07/06/2014 12h54Fonte G1 PI
Nada de ferradura, trevo de quatro folhas e pé de coelho. A receita do time do Piauí Rugby para atrair boa sorte para a decisão da Liga Nordeste foge ainda mais do nada convencional mundo das superstições. A lista de amuletos da equipe contempla desde tatuagens, voto de silêncio e “barba da sorte”. Em meio aos treinos finais para a final, a equipe revela, com bom humor, seus auspiciosos segredos.
Nem mesmo o técnico escapou de servir como talismã para a equipe. Depois de uma brincadeira feita no início do ano, André Magalhães prometeu aparar sua barba apenas quando o time conquistar a Liga Nordeste de Rugby. Alguns meses depois, o treinador exibe no rosto o resultado de suas palavras.
- Essa (barba) está aqui por causa de uma brincadeira que fiz no primeiro treino do ano. Falei que só tiraria quando vencêssemos a Liga. Falei na inocência mesmo, mas os meninos levaram a sério e cobraram de mim. Agora só aparo quando formos campeões – conta o técnico.
Afirmando a própria campanha no torneio, bem sucedida até o momento, o treinador deixa no ar a influência da promessa, uma vez que o resultado de estarem numa fina fala por si só. Entrando na onda da brincadeira, André conta que se a promessa render os frutos prometidos, em 2015 ele não será o único com o visual diferente.
- Se isso aqui vingar, eu garanto que faço pelo menos dois dos meninos deixarem a barba crescer junto comigo no ano que vem – comenta, com bom humor, o treinador do Piauí Rugby.
Imagem: Josiel MartinsClique para ampliar
Barba, cabelo e bigode? André Magalhães faz promessa para título na Liga.
Barba, cabelo e bigode? André Magalhães faz promessa para título na Liga.Não basta repetir, tem que gravar para não esquecer. Foi dessa forma que o zagueiro do time, Francisco Soares, mais conhecido como Chicão, resolveu homenagear o seu estado e a sua equipe. Tatuados em seu ombro esquerdo estão vários símbolos que remetem à cultura local. E em posição de destaque, a célebre frase do hino piauiense e também lema do clube: “... o primeiro que luta, é o Piauí”. É com essa mensagem que Chicão se inspira em todos os treinos e partidas. Segundo o atleta, tem sido um grande reforço não apenas para ele.
- Esse aqui é o nosso talismã. Isso me inspira e a todos do grupo. Carrego essa tatuagem com todo orgulho. Depois que a fiz, sei que trouxe muita sorte para o time – brinca o zagueiro.
Quem também optou por eternizar no próprio corpo seu sentimento pelo time foi o atleta da primeira linha Gustavo Carvalho. Ele tatuou o símbolo da equipe em seu ombro. O jogador garante que isso tem ajudado nas apresentações.
- Eu também quis mostrar que amo o meu time. Além disso, essa tatuagem tem trazido boas vibrações para nosso elenco. 2014 tem sido um ótimo ano – completa Gustavo.
Mister simpatia
Para quem já está acostumado a observar jogadores de braços abertos fazendo pedidos aos céus, conversando com bolas, beijando traves ou cravando o pé direito bem firme ao entrar em campo vai se surpreender com a mania adotada pelo zagueiro-estrela do Piauí Rugby.
Nos dias das partidas da equipe, o jogador simplesmente não faz uso da voz. Isso mesmo: ao acordar, Chicão não dá bom dia, não elogia o café da manhã feito por sua mãe, não conversa e não sorri. Isso até soar o apito inicial da partida.
Imagem: Daniel CunhaClique para ampliar
Após vice em 2013, time sela compromisso para comemorar vitória em 2014.
Após vice em 2013, time sela compromisso para comemorar vitória em 2014.A simpatia (nada simpática) do atleta parece funcionar. Trocadilhos não tão engraçados à parte, a estratégia de Chicão se baseia num estado completo de concentração em que o jogador mentaliza as jogadas e esquemas táticos elaborados com seu treinador. Segundo ele, ficar calado auxilia neste processo, mantendo seu foco e evitando distrações. A “carranca” tem lhe garantido fama de "marrento" entre os adversários, já que na abertura dos jogos não existem cumprimentos e muito menos sorrisos.
- Eu acabei ganhando até mesmo fama de marrento, mas isso não é por mal. É a minha maneira de jogar. Se isso me faz bem e faz bem ao time, vou continuar fazendo por mais estranho que seja – revela Chicão.
Pelo visto, não são apenas os adversários que estranham o comportamento do jogador. O próprio irmão da figura e também zagueiro na equipe, Alessandro Soares, garante que não vê a hora de Francisco parar com a mania.
- É chato demais! – conta o irmão, em meio a gargalhadas de todo o grupo.
Como diria nossa avó, superstição e canja de galinha não faz mal a ninguém.
Imagem: Josiel Martins
Equipe piauiense enfrenta Paulista na decisão da Liga Nordeste.
Equipe piauiense enfrenta Paulista na decisão da Liga Nordeste. Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews













