Seduc promove aula inaugural do projeto de alfabetização trilíngue para imigrantes venezuelanos

06/09/2023 15h08


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoJovens e adultos de 15 a 70 anos serão alfabetizados em Português, Espanhol e Warao, com o apoio de educadores sociais da etnia indígena.(Imagem:Divulgação)Jovens e adultos de 15 a 70 anos serão alfabetizados em Português, Espanhol e Warao, com o apoio de educadores sociais da etnia indígena.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta quarta-feira (06), as aulas do Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao, primeira iniciativa no Brasil de atendimento trilíngue aos imigrantes venezuelanos indígenas da etnia Warao. O projeto atenderá 82 venezuelanos com idade de 15 a 70 anos, que vivem desde 2019 em abrigos na cidade de Teresina.

O projeto de alfabetização trilíngue contempla os idiomas Português, Espanhol e Warao. Nas salas de aulas, além dos professores brasileiros, os estudantes serão acompanhados por 12 educadores sociais Warao, contratados pela Seduc, que atuarão como tradutores e mediadores.

A Secretaria também adaptou o prédio da Unidade Escolar João Emílio Falcão, no bairro Bela Vista, Zona Sul de Teresina, para que a alfabetização dos Waraos seja baseada no princípio da interculturalidade. “A sala de cultura recebeu um tablado de madeira para que eles possam reproduzir as danças. As paredes receberam pinturas fazendo referência a cultura desse povo. Além de um redário e uma brinquedoteca para que as crianças possam ser acolhidas enquanto as mães assistem aula”, detalhou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao tem como foco o acolhimento linguístico dos indígenas e a construção de uma educação popular, baseados nas experiências de vida das pessoas atendidas, como prevê o método de Paulo Freire.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook