Estudante da UFPI desenvolve programa capaz de diagnosticar doenças em 20 segundos

02/09/2022 11h19


Fonte G1 PI

O estudante de Ciências da Computação e bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Jair Oliveira, desenvolveu um programa capaz de analisar exames e diagnosticar casos de câncer em 20 segundos. Nesta quinta-feira (1º), a série Universo de Oportunidades destacou exemplos de soluções digitais positivas.

“Se o nefropatologista levava um minuto, dois, três, para poder chegar ao diagnóstico de um paciente, hoje, depois de um treinamento no sistema, ele pode levar 20 segundos. Não só ele, mas outros ao redor do planeta podem usar esse sistema”,
contou o jovem em entrevista à TV Clube.

Para o professor e especialista em inteligência artificial, Vinicius Machado, a pandemia de Covid-19 tem estimulado inovações tecnológicas e, agora, muitos negócios possuem características digitais.

“Esse mundo que vivemos agora, acelerado pela pandemia, em que muita gente desenvolveu o remoto, que essa parte não parou, tem uma grande necessidade de correr atrás, fazer o produto rápido pra poder se lançar no mercado antes da sua concorrência”,
pontuou.

O coordenador de plataforma Carlos Almeida é um dos desenvolvedores de uma página destinada à estudantes do ensino superior, que, ao produzir trabalhos acadêmicos, e precisam atender a um rigor técnico.

A plataforma permite o acompanhamento de uma produção científica e foi vendida para cerca de 170 instituições em todo o Brasil.

“O professor-orientador pode acompanhar dentro da própria plataforma tudo o que está sendo feito. E o aluno automatiza e gerencia toda sua produção científica, desde o tema, passando por fichamento e todas as etapas, até a impressão dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”,
comentou o coordenador.

Em Teresina, uma academia inaugurada durante a pandemia disponibiliza consultas, exames médicos e sessões de fisioterapia de reabilitação aos frequentadores. A prática se tornou uma característica marcante do estabelecimento.

“Foi uma das ferramentas que a gente adotou aqui pra que todos tivessem esse acompanhamento mais personalizado e individualizado. O programa Catalisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) nos trouxe algumas soluções que estão sendo implantadas. A gente já percebe uma resposta muito boa, mas que a gente precisa continuar, porque o processo tem que ser contínuo”, destacou.

Também durante a pandemia, o empreendedor digital Evandro Galvan desenvolveu um aplicativo que disponibiliza o acesso a menus de estabelecimentos comerciais do Brasil inteiro.

A ideia surgiu após o profissional notar problemas de comunicação, gerados pela necessidade de manuseio de cardápios, entre frequentadores, funcionários e proprietários de um restaurante na Zona Norte de Teresina.

“Veio pra poder agilizar esse processo e essa conexão do estabelecimento com o cliente, de uma forma prática, fácil. O cliente consegue visualizar melhor os pratos através de fotos, vídeos interativos pra poder ter convicção e um pouco mais de informação sobre aquele prato que ela tá querendo consumir”, explicou Evandro.

O aplicativo, que pode ser acessado por meio de um QR Code disponível em mesas, deve receber em breve uma nova funcionalidade voltada para garçons.

“O garçom, através da pulseira, um relógio digital, vai receber uma vibração com o número da mesa. Às vezes um ambiente tá com evento, muita zoada, a pessoa quer chamar o garçom, tem ali. Mas não vai deixar nunca de levantar a mãozinha, raspar o isopor, não precisa se preocupar”.

“Uma ferramenta que vende por si só, agiliza a nossa venda, agiliza o papel do garçom como vendedor”, completou o proprietário do estabelecimento, Ricardo Furtado.

Feira do Empreendedor 2022

A Feira do Empreendedor 2022, do Sebrae, está com inscrições abertas para visitantes na plataforma de eventos Sympla. O evento vai ocorrer entre os dias 8 e 11 de setembro, no Centro de Convenções de Teresina, e vai abordar soluções digitais. O objetivo é incentivar o crescimento do empreendedorismo do estado.

“Mesmo você não tendo o domínio da tecnologia, existem pessoas que têm e que colocam à disposição dos pequenos negócios. E você vai poder aprender com o se utilizar isso pra aumentar suas vendas. Os principais marketplaces vão estar na Feira do Empreendedor orientando como fazer isso", contou o gerente de inovação do Sebrae, Samuel Moraes.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao