Grupo Semente dá "Pelota" para Mestre Trambique e Wilson das Neves no álbum "Balaio brasileiro"

02/02/2023 15h57


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoGrupo Semente dá Grupo Semente dá "Pelota" para Mestre Trambique e Wilson das Neves no álbum "Balaio brasileiro"

Morto há sete anos, o percussionista e compositor mineiro José Belmiro Lima (19 de maio de 1945 – 22 de fevereiro de 2016) – imortalizado nas rodas de samba com o nome artístico de Mestre Trambique – revive no repertório de Balaio brasileiro, álbum de músicas inéditas que o Grupo Semente lançará em março.

Integrante do Semente de 2003 a 2016, Trambique é parceiro do baterista carioca Wilson das Neves (14 de junho de 1936 – 26 de agosto de 2017) em Pelota, uma das dez músicas gravadas pelo grupo no disco Balaio brasileiro.

Com exceção da gravação de À primeira vista (Chico César, 1995), faixa na qual o Semente se aproxima do terreno do pagode romântico, Bernardo Dantas (violão de sete cordas), Bruno Barreto (voz e percussão), João Callado (cavaquinho), Maninho (percussão) e Marcos Esguleba (percussão) apresentam somente músicas inéditas de autoria de integrantes e ex-integrantes do grupo.

E por falar em Mestre Trambique, Bruno Barreto compôs Água de barrela em homenagem ao ritmista. Inédita em disco, a música já foi cantada pelo Grupo Semente em shows.

Balaio brasileiro é o primeiro álbum do quinteto carioca desde o disco de 2020 em que o Semente se juntou à cantora Simone Mazzer para abordar o cancioneiro autoral de Nelson Cavaquinho (29 de outubro de 1911 – 18 de fevereiro de 1986) sem tirar o sorriso do caminho ao passar com a dor exposta na obra do compositor carioca.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: grupo, semente, percuss?o