Comida típica Maria Isabel torna-se Patrimônio Cultural do Piauí

11/01/2024 10h00


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.279, de 08 de janeiro de 2024, que tem como objetivo a indicação da comida típica Maria Isabel, prato que leva em seu preparo arroz, legumes e carne seca, para obtenção da Concessão do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, nos termos da Lei 4.515, de 09 de novembro de 1992.

O projeto é de autoria do deputado estadual Francisco Limma. O parlamentar explica que, mundialmente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem dado o título de Patrimônio Cultural para expressões gastronômicas. Por conta disso, o parlamentar considera oportuno que o Piauí reconheça um prato típico que agrada os paladares e estimula a memória de seus habitantes.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (9).

Maria Isabel

Repleta de identidade, simbolismo e com um sabor marcante, a Maria Isabel é uma comida típica do Piauí feita à base de carne de sol picada e frita, cozida junto com o arroz.

Sobre seu nome, tem-se algumas teorias, entre elas está a de que Maria e Isabel seriam os nomes das filhas de uma cozinheira anônima e criadora da receita. 

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura