Artesanato da palha de carnaúba será destaque na II Feira da Agricultura Familiar

17/10/2025 10h32


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Geirlys Silva / SAFArtesanato da palha de carnaúba.(Imagem:Geirlys Silva / SAF)Artesanato da palha de carnaúba.

O talento e a tradição se transformam em arte pelas mãos da artesã Fátima Santos, que há três anos trabalha com o artesanato em palha de carnaúba. Ela integra a Associação das Mulheres Artesãs Carnaubeiras do Estado do Piauí (Amacep), que estará presente na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária. O evento, realizado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), acontecerá de 23 a 25 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

A associação é formada por mulheres de Campo Maior, Piripiri, Altos e Capitão de Campos. O trabalho com a palha de carnaúba é um processo minucioso, que exige dedicação e técnica. Fátima explica que tudo começa na extração da palha no carnaubal.

“É um processo bem demorado, porque o palheiro vai ao carnaubal, extrai a palha, depois vem o processo de secagem, a raspagem para retirada do pó e, só então, fazemos a trança e a costura das peças”, detalhou.
Imagem: Geirlys Silva / SAFTrançado da palha de carnaúba.(Imagem: Geirlys Silva / SAF)Trançado da palha de carnaúba.

Com o tempo, o artesanato se tornou sua principal fonte de renda. Apaixonada pelo trabalho com a palha de carnaúba, Fátima atua na atividade desde 2022, produzindo tranças, bolsas, cestos e objetos decorativos. É dessa produção artesanal que ela garante o sustento de sua casa e de seus dois filhos.

Na II Feira da Agricultura Familiar, Fátima e outras mulheres do grupo vão expor e comercializar bolsas, cestos e outros itens feitos à mão. As expectativas são as melhores possíveis. “Ano passado tivemos um ótimo resultado e esperamos que este ano seja ainda melhor. É uma excelente oportunidade de mostrar o nosso artesanato dentro do nosso estado e divulgar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou.
Imagem: Geirlys Silva / SAFPalha de carnaúba será comercializada no evento.(Imagem:Geirlys Silva / SAF)Palha de carnaúba será comercializada no evento.

Além da palha de carnaúba, a feira contará com outros tipos de artesanato, como peças em argila, materiais reutilizáveis, biojoias, bordados de renda, entre outros.

II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária

O evento será realizado de 23 a 25 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina, com o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”. A programação inclui debates, oficinas e palestras sobre mudanças climáticas e resiliência dos agricultores, além da participação de cerca de 200 agricultores familiares de todos os territórios do Piauí. O evento terá um espaço da Quitanda com a comercialização de frutas e hortaliças. A feira também contará com atrações artísticas e culturais.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca que, além da comercialização de produtos e artesanato, o evento trará uma programação voltada para os desafios e as transformações vividas no campo.

“Teremos uma programação ampla de debates e oficinas, que vão tratar justamente das mudanças climáticas e da resiliência dos agricultores familiares diante dessa nova realidade, em que o clima passa por grandes transformações e interfere diretamente na produção”, ressaltou.
Imagem: Geirlys Silva / SAFFeira ocorrerá no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí.(Imagem:Geirlys Silva / SAF)Feira ocorrerá no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí.

A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento é realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

A feira conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews