Morre em confronto com a polícia suspeito de liderar assalto que terminou com morte de PM

11/10/2025 17h02


Fonte G1 PI

Imagem: Montagem g1Morre em confronto com a polícia suspeito de liderar assalto que terminou com morte de PM.(Imagem:Montagem g1)Morre em confronto com a polícia suspeito de liderar assalto que terminou com morte de PM.

Júlio César de Sousa Araújo, de 30 anos, morreu na noite de sexta-feira (10) em confronto com o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) em Altos, região metropolitana de Teresina. Segundo a polícia, ele era suspeito de liderar o assalto que terminou com a morte do soldado Igor da Costa Alves, de 29 anos.

Segundo o batalhão, a Polícia Militar recebeu informações que alguns suspeitos estavam escondidos em uma casa em Altos. Ao chegar no local, Júlio César sacou a arma e fugiu para uma área de mata.

"A equipe fez o cerco e entrou no local e foi recebida com disparos efetuado pelo homem, a equipe revidou a agressão, baleando o criminoso. Imediatamente foi prestado socorro ao indivíduo que ainda com vida foi levado para o Hospital de Altos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu", explicou o Bepi.

Júlio César foi condenado a 29 anos de prisão em regime fechado por tráfico, posse de arma e roubo em agosto de 2025, mas estava foragido do sistema penitenciário.

O que aconteceu

Segundo a Polícia Militar, o disparo foi acidental e aconteceu dentro da viatura, após uma troca de tiros com os suspeitos. O tiro atingiu a coxa do policial e comprometeu a veia femoral. Igor foi levado ao Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento, mas chegou sem vida.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que a viatura se aproxima dos suspeitos e os policiais descem para fazer a abordagem. Em seguida, há uma troca de tiros.

Logo depois, os policiais entram novamente no carro, um disparo é ouvido e Igor sai mancando antes de ser socorrido.

A Polícia Militar do Piauí informou que está prestando assistência à família do soldado por meio do Centro de Assistência Integrada à Saúde (CAIS) e do Comando-Geral da corporação (veja a nota).

Até o fim da tarde de quinta-feira, as buscas pelos suspeitos em uma área de mata de José de Freitas continuavam.
Imagem: Reprodução/ Montagem G1Policial militar de 29 anos morre baleado durante perseguição a suspeitos de assalto no Piauí. (Imagem:Reprodução/ Montagem G1)Policial militar de 29 anos morre baleado durante perseguição a suspeitos de assalto no Piauí. 

Velório e enterro

O corpo do soldado Igor da Costa Alves, de 29 anos, da Polícia Militar do Piauí, foi sepultado na tarde desta sexta-feira (10), em Joaquim Pires, a 240 km de Teresina.

Um vídeo mostra o momento em que Amigos, familiares e colegas de farda no cortejo até o cemitério, onde o caixão foi levado por policiais militares, que, em seguida, fizeram mais uma homenagem ao soldado. Ele estava na corporação havia menos de dois meses e deixou esposa e uma filha de 3 anos.

Na noite de quinta-feira (9), o corpo de Igor recebeu homenagem e benção na Capela de São Sebastião, no bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina. Imagens mostram quando o caixão chegou à capela.

Após a benção, o corpo seguiu em cortejo para Joaquim Pires, onde foi velado e sepultamento, no fim da tarde desta sexta-feira (10).

Elenilton Morais, um amigo de escola de Igor, relatou ao g1 que o policial era estudioso e trabalhador. "Sempre foi um rapaz humilde e trabalhador, sempre trabalhou e estudou a noite para sustentar sua casa", contou.

"Igor era brincalhão, sorridente, muito esforçado. Sempre gostou de academia, era muito flamenguista. Tinha todas as condições para não ter seguido um bom caminho, pois não teve oportunidades, mas desde novo assumiu responsabilidades, superou as dificuldades e estava conseguindo mudar sua realidade", declarou o amigo.
Imagem: João VictorPolicial morto durante perseguição a assaltantes é sepultado no Piauí.(Imagem:João Victor)Policial morto durante perseguição a assaltantes é sepultado no Piauí.

Nota da Polícia Militar

A Polícia Militar do Piauí informa que, na manhã desta quinta-feira (09), durante um acompanhamento tático a suspeitos de assalto na região do povoado Ema, zona rural de José de Freitas, o soldado Igo da Costa Alves foi atingido por um disparo acidental dentro da viatura.

O projétil atingiu a região da coxa do policial comprometendo a veia femoral. Apesar dos esforços da equipe para prestar socorro e da tentativa de remoção imediata para Teresina, o militar não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Militar do Piauí acompanha o caso de perto e presta total assistência à família do soldado, por meio do Centro de Assistência Integrada à Saúde (CAIS) e do Comando-Geral da Corporação.