90 anos de João Gilberto: a incansável busca por gravações inéditas do pai da bossa nova

10/06/2021 18h18


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAssim como Fontes, outros pesquisadores e admiradores vasculham acervos físicos e digitais atrás de novidades. A ideia de que seja possível encontrar vestígios de João Gilberto pas(Imagem:Reprodução)
A última turnê de João Gilberto (1931-2019) aconteceu em agosto de 2008. A série de quatro shows que passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador foi como uma epifania para Pedro Fontes.

"Ali meu trem descarrilou rumo ao poço que é João Gilberto", conta o pesquisador musical em entrevista à BBC News Brasil. "Fui aos dois shows no auditório do Ibirapuera. Saí de lá decidido a aprofundar minha pesquisa e encontrar coisas raras e inéditas dele", completa.

Desde então, Fontes tem alimentado seu canal no YouTube com gravações até então desconhecidas do grande público.

Conversa com técnicos de som, produtores e gente que eventualmente possa ter algum arquivo ainda inédito. Nesta quinta-feira (10/06), dia em que a figura mais representativa da Bossa Nova completaria 90 anos, Fontes compartilhou com a BBC News Brasil um dos seus últimos achados.

O ano é 1982. João Gilberto faria uma apresentação no Teatro Castro Alves, em Salvador. Diferentemente do seu primeiro show na cidade após a volta dos EUA, em 1978, o artista estava mais arredio com a imprensa e o público em geral.

Para se ter uma ideia, ele pediu que a passagem de som fosse feita de madrugada, para diminuir a presença de intrusos. Já no show, durante a música Milagre, de Dorival Caymmi, João é interrompido por um fotógrafo. "Ele ficou chateado. E é uma pena, porque ele quase não gravou essa música, cantava-a pouco", diz Fontes.

A lista de raridades que está no radar do pesquisador musical é grande. "Tem o show dele em Salvador, de 2008, o último da carreira. É uma apresentação especial, com pedidos da plateia, com músicas como Coqueiro Velho. Tem o show dele no Teatro Amazonas, em 1997. Durante muito tempo houve um burburinho de que o João poderia gravar um álbum novo, então é provável que exista um material inédito de estúdio. E tem os ensaios e encontros com amigos, já que ele vivia tocando e cantando em todo lugar", afirma.

Assim como Fontes, outros pesquisadores e admiradores vasculham acervos físicos e digitais atrás de novidades. A ideia de que seja possível encontrar vestígios de João Gilberto passa pelo fato de que ele trabalhava exaustivamente para aprimorar sua música.

"A verdade é que gosto muito do meu trabalho. Interessa-me dividir o melhor possível os acordes, a emissão conjunta e uníssona da voz e do violão. Essa preocupação, que uns chamam de exagero e preciosismo pedante, nada mais é do que amor pelo que faço", disse o músico ao jornal O Globo em 1979.

Por isso, há sempre no radar as gravações caseiras, entre amigos, que foram registradas sem pretensão comercial. Em 2019, Manoel Filho topou com uma dessas raridades ao digitalizar cerca de 40 fitas em péssimo estado que um produtor lhe entregou.

"Existem dois tipos de pesquisador: o que procura em tudo quanto é lugar e o que age aleatoriamente, às vezes por instinto. Eu me enquadro no segundo caso", diz Manoel em entrevista à BBC News Brasil.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: gilberto, show, pesquisador