Thalia diz que música a ajudou a superar perda do pai: "Fiquei sem falar por um ano inteiro"

18/09/2020 10h13


Fonte Revista Quem

Imagem: Reprodução/InstagramThalia diz que música a ajudou a superar perda do pai.(Imagem:Reprodução/Instagram)Thalia diz que música a ajudou a superar perda do pai.

Thalia se diverte ao conferir um filtro no celular quando se dá conta da minha imagem na outra tela da chamada de vídeo. Com um sorriso largo, ela me pergunta: “como você está, linda?”. A cantora mexicana se mostra uma extensão da energia vibrante de sua nova música La Luz, em que pede ao lado de Myke Towers, “que a luz se apague, mas que a música não pare”.

Apesar de ter enfrentando um período de muitos receios com a pandemia da Covid-19, Thalia tem procurado se manter positiva. A estrela, de 49 anos, encontrou motivação no isolamento social ao aprender novas coisas como cortar o cabelo dos filhos, Sabrina e Matthew, e gravar sua própria voz e editá-la em estúdio.

“Minha quarentena tem sido como a de qualquer um. A princípio foi um choque e uma angústia. Não queria nem respirar, nem abrir a janela, não queria nada... Daí começamos a entender que tudo depende da forma como você se cuida e que isso vai afetar as pessoas. Então, se eu me cuido, cuido de você. Se você se cuida, está cuidando de mim. Isso inclui os protocolos de lavarmos as mãos, nos protegermos com uma boa máscara... Esses protocolos dão uma paz mental e te fazem dizer: posso de alguma maneira seguir com minha vida se eu estiver muito protegida e me cuidando. Minha quarentena tem sido isso, contornar esse sentimento de desespero por não saber quando vai terminar tudo. Superei isso ao ver que é melhor pensar positivo”, conta.

“Aprendi muitas coisas também. Como a gravar meus próprios vocais, minha própria voz no estúdio. Eu não tinha ideia de como fazer isso. Dependia do meu engenheiro de som. Me sentei com ele em uma chamada do Zoom e falei: Agora me ensina que eu tenho que aprender isso. Também aprendi a cortar o cabelo dos meus filhos, carpintaria, homeschooling... Aliás, a todas as mamães, beijos. Podemos tudo, guerreiras!”, avalia.
Imagem: Reprodução/InstagramThalia com marido e filhos.(Imagem: Reprodução/Instagram)Thalia com marido e filhos.

Essa mensagem de ver o lado positivo nas adversidades é o que Thalia pretende passar para os seus fãs por meio de seu novo trabalho musical.

“Sentimos que não podemos ver a luz em nenhum momento. Como se o túnel fosse muito longo e não tivesse nenhum raio de esperança ao final dele ainda. Então, sinto que é o momento de alguém dizer que a luz se apague, mas que a música não pare. Ou seja, que você siga como a música, como o ritmo e o coração. Que os sonhos e sentimentos sigam adiante. Por isso decidi lançar essa música neste momento”, conta ela, que gravou o clipe da canção com ajuda de drones para conseguir manter o distanciamento para evitar o coronavírus.

MÚSICA CURATIVA
A música sempre foi o meio que Thalia encontrou para superar seus problemas. Ela se recorda que ficou um ano sem falar após seu pai, Ernesto Sodi Pallares, morrer e que ouvir rádio era o seu único meio de se relacionar com o mundo externo a sua dor.

“Superei muitos momentos sombrios com a música. Tive muitos altos e baixos na minha vida. Quando eu tinha seis anos, meu pai morreu. Para mim isso foi um choque. Fiquei sem falar por um ano inteiro. Fiquei como uma autista por um ano todo. Senti, de alguma maneira, que havia sido minha culpa. Era uma menina pequena, de seis anos”, disse ela, que acreditava que seu beijo havia matado o pai, que segundo sua irmã Laura Zapata, teria morrido de cirrose hepática.

“Eu me refugiava na música, na rádio... Me emocionava com as canções e me desconectava. Para mim, desde sempre, a música tem sido minha terapia, minha ajuda. Esteve nos momentos de muita dor, solidão e tristeza, mas também nos momentos de celebração, gozo e de prazer. Como cantora e compositora posso contar minhas histórias, compor e escrever as letras que estão na alma, me curando. Sinto que a música nos cura. É medicinal. Pode tirar a dor através de baladas. É aquilo de sentir quando você escuta: ‘É isso que eu queria dizer’. E você escuta a canção umas 30 vezes... Ou se você está com muita ansiedade e adrenalina, pode dançar e dançar. Então, creio que a música é medicinal.”
Imagem: Reprodução/InstagramThalia e Tommy Mottola(Imagem:Reprodução/Instagram)Thalia e Tommy Mottola

ROMÂNTICA
Thalia tenta levar o romantismo de suas canções para o dia a dia do casamento de 19 anos como o executivo musical Tommy Mottola. Ela e o empresário discográfico - que já administrou a carreira de Mariah Carey, sua ex-mulher - vivem trocando juras de amor nas redes sociais e procurando momentos só do casal na agitada rotina.

“Definitivamente a qualidade maior do Tommy é que ele é uma pessoa muito amorosa, que sempre está zelando pelo meu bem-estar e o bem-estar de seus filhos. Ele sempre está procurando que todos estejam bem, que não nos falte o amor e nada. Ele é um homem muito carinhoso e amoroso. Me deixa sempre comentários tão românticos e lindos que fazem o meu coração sair pela boca... Eu faço o mesmo para ele. Na nossa rotina, buscamos sempre encontrar um momentinho nosso em nossas agendas, que são muito aceleradas, tanto a dele como a minha. Nossa rotina não parou e não para. E buscamos esse momento de nos conectar e dizer te amo, abraçar e dizer te quero, vamos jantar juntos, vamos fazer coisinhas juntos”, conta.

RAINHA DA LIMPEZA
Além dos compromissos como cantora e dos momentos a sós com o marido, Thalia faz questão de coordenar a limpeza de sua casa e a higiene dos filhos. Ela explica que sempre foi muito preocupada com os germes e que agora está ainda mais atenta aos protocolos de higiene.

“Temos que nos encarregar de fazer a limpeza do lar e entorno, dos sapatos das crianças, suas mãos, da roupa, das coisas, dos lugares aonde passaram as mãos, das portas.... Eu fui assim a minha vida toda. Sou de seguir as regras. Toda a minha vida foi assim. Meus amigos mais próximos me chamam de Howard Hughes (aviador que tinha fobia a germes). Sempre fui paranóica com tudo que é vírus... Sempre. Então essa rotina é a que sempre tivemos em nossa casa.”

Apesar de ainda se preocupar muito com a Covid-19 e militar em suas entrevistas e redes sociais para que os fãs continuem seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Thalia confessa que não vê a hora de poder viajar em turnê e adianta que o Brasil será um dos futuros destinos para divulgar seu trabalho.

“O coração do Brasil sempre tem um lugar para Thalia. E isso eu agradeço com todo meu amor. Quando tudo isso mudar, vamos marcar uma data para estarmos juntos uma vez mais”, promete ela que neste ano gravou com Pabllo Vittar, Tímida, e agora também trabalha a canção Pa La Cultura. 

Tópicos: cantora, momento, thalia