Paula Toller celebra 40 anos de carreira: "Era muito avessa à notoriedade, agora sou mais exibida"

12/08/2022 08h42


Fonte Revista Quem

Imagem: Renata Sauda/DivulgaçãoPaula Toller(Imagem:Renata Sauda/Divulgação)Paula Toller

Paula Toller ganhou um desafio neste 40 anos de sua carreira bem-sucedida: montar um repertório que agrade ao grande público e que, ao mesmo tempo, contemple suas novas apostas. Nas apresentações da turnê Amorosa, que ocorrem nos dias 19 e 20 de agosto, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, a cantora promete entregar os sucessos do Kid Abelha e de sua carreira solo, assim como a inédita Perguntas.

"Quando comecei, estava descobrindo o que realmente gostava de fazer, minha real vocação. Não pensava no futuro, quanto mais em completar 40 anos! É um repertório de grandes sucessos, uma antologia de toda a minha carreira, uma comemoração. Também apresento Perguntas, uma joia composta pelo Beni Borja, meu antigo parceiro dos primórdios do Kid Abelha e grande amigo da vida toda, que infelizmente faleceu no último Natal. Tenho certeza que ficaria feliz com essa interpretação. O público de São Paulo ouvirá mesmo antes de ser lançada", adianta.
Imagem: Leo Aversa/DivulgaçãoPaula Toller (Imagem:Leo Aversa/Divulgação)Paula Toller

Sua voz doce se destacou por anos como uma das poucas vozes femininas no pop rock brasileiro. O timbre suave cantava sobre temas ainda tabus, como o prazer feminino e o machismo.

"Escolhi bem a rapaziada com quem formei esse grupo, só gente sensível e educada, que não tinha problema com uma menina. Mas em um dado momento, achei que era necessário falar mais diretamente sobre machismo, ironizando, de um jeito leve. Aí escrevi Garotos. Foi bom porque muitas garotas se identificaram, e continuam se identificando até hoje. (Sou) empoderada, mas não empoeirada", relembra Paula, citando a canção lançada em 1985 no álbum Educação Sentimental.
Imagem: Leo Aversa/DivulgaçãoFoto: Leo Aversa (Imagem:Leo Aversa/Divulgação)Foto: Leo Aversa

Seus admiradores hoje também podem acompanhar um pouco de sua vida pessoal - que por décadas deixou reservadíssima - por meio de suas redes sociais. No Instagram, no qual tem mais de meio milhão de seguidores, Paula também faz sucesso por sua beleza e jovialidade aos 60 anos, que completa no final de agosto.

"No começo eu era muito avessa à notoriedade, à exposição. Agora sei o meu papel e não brigo com ele, sou mais exibida",
afirma ela, que no tempo livre se dedica à leitura, assistir séries e à música. "No tempo livre, eu gosto de ler, ouvir música, ver séries, fazer nada, flanar... Mas estou sempre trabalhando com música, minha mente canta o tempo todo."

Pergunto se como artista ela sente este desafio de dosar o sentimento de querer deixar o passado para trás e se reinventar sem ao mesmo tempo deixar de lado as histórias e sucessos com o Kid Abelha. "Pergunta dificílima. No ponto em que cheguei, cada vez mais reflito sobre isso e não tenho a resposta, só um desejo de evoluir, fazer coisas novas, mas não seria bonito desagradar ao público que só quer ouvir os sucessos", explica ela, que questionada sobre o que ainda deseja realizar profissionalmente, responde com a frase de um de seus maiores sucessos, Nada Sei, "vou errando enquanto o tempo me deixar".


Tópicos: paula, sucessos, abelha