Paloma Bernardi fala de nova peça e da vontade de ser mãe

12/11/2020 09h17


Fonte O Globo

Imagem: Danilo BorgesClique para ampliarPaloma Bernardi(Imagem:Danilo Borges)Paloma Bernardi

Apesar dos efeitos da crise do coronavírus no setor audiovisual, o ano foi muito produtivo para Paloma Bernardi. Nos últimos meses, a atriz rodou dois curtas-metragens; participou da audiossérie "#Tdvaificar...", de Jaqueline Vargas; e acaba de estrear a peça on-line "Novo normal". No espetáculo, ela interpreta a terapeuta holística Amanda:

- A estreia foi linda. Senti como se estivesse de fato no teatro. Agora eu me acostumei a dizer que minha casa é o teatro, meu quarto é o cenário e a câmera é o público. Estava ansiosa, deu um friozinho na barriga. Antes de a peça começar, os atores se reuniram via Zoom para fazer aquecimento de voz e de corpo. O sinal tocou uma vez, duas vezes, três vezes. Tudo isso me levou para o universo do teatro. No final, abrimos as câmeras das pessoas. A sala estava cheia. Tinha gente até da França e da Espanha. É uma oportunidade de levar para o mundo a nossa arte. É uma realidade ruim e triste, mas, se teve algo de positivo, foi a possibilidade de fazer teatro para além de uma sala de 300 pessoas, além do Brasil. É gratificante. Me emocionei com os aplausos.

Segundo ela, o texto do espetáculo tem uma pequena atualização a cada semana:

- A peça mostra quatro casais de faixas etárias diferentes, vivendo os conflitos na pandemia. Ficaremos em cartaz até o primeiro fim de semana de dezembro. E é ao vivo. Então, o texto traz alguma questão que está acontecendo no dia. Falamos das eleições americanas nas primeiras apresentações, por exemplo. No próximo final de semana, vamos ver o que está em pauta. Assim, o público percebe que não é gravado.

Na história, Paloma faz par com Juliana Alves e está recorrendo à fertilização para ter um filho. A atriz conta que se aproxima da personagem na questão da maternidade:

- Quero muito ser mãe. A história me toca num lugar pessoal. Tenho 35 anos. Não sei quando vai ser, mas espero que venha. Não projeto muito, mas quero. Desejo estar preparada. A gente nunca sabe como vai ser. Já interpretei personagem nessa realidade, mas nunca fui mãe. Então, fico me espelhando na minha mãe, na minha cunhada e nas amigas. Vou armazenando. Quando tiver, vai ser uma experiência única. Vou aprender com meu filho e ele vai aprender comigo. Já pensei em congelar óvulos, mas ainda não oficializei. Se os médicos orientarem, por que não? Se for necessário, farei, porque tem a questão biológica.

A atriz já tem uma convivência bem próxima com duas crianças: sua sobrinha e o filho de 4 anos do ator Dudu Pelizzari, seu namorado desde 2018:

- Acabo vivendo junto com o Dudu essa realidade, a responsabilidade de educar e lapidar essa criança. Cada dia uma novidade muito linda. Estou do lado acompanhando. As crianças ao meu redor me animam para ser mãe.

Paloma, que mora no Rio, passou a quarentena com a família em São Paulo e pôde ficar perto também do companheiro:

- Estou com meus pais e minha avó. Claro que com o estresse da convivência sai um pouquinho de faísca. Aí eu sempre vou para o meu quarto e me isolo. Mas todo mundo se ama. O grande presente da quarentena foi o autoconhecimento. Criei uma rotina de atividade física, fiz cursos on-line, comecei a terapia e me apeguei às orações. 

Tópicos: atriz, paloma, realidade