Morre José Santa Cruz, ator e dublador de Magneto e J. J. Jameson, aos 95 anos

27/04/2024 11h20


Fonte Revista Quem

Imagem: IMDbClique para ampliarJosé Santa Cruz(Imagem:IMDb)José Santa Cruz

José Santa Cruz, ator e dublador brasileiro, faleceu aos 95 anos, conforme anunciado nessa sexta-feira (26). Até o momento, não foram reveladas a causa do falecimento nem informações sobre velório e funeral.

Natural de Picuí, na Paraíba, ele foi locutor e apresentador, tendo trabalhado na Rádio Clube de Pernambuco e participado de programas de TV como A Praça é Nossa e Zorra Total. Sua última atuação foi como um padre na novela Espelhos da Vida, finalizada em 2019.

Além de ator, ele fez uma longa carreira como dublador. José Santa Cruz era reconhecido por sua voz marcante e talento ímpar, ele emprestou sua voz a atores como Danny DeVito, Ian McKellen, Christopher Lloyd, Mel Brooks e J. K. Simmons.

Personagens icônicos da cultura pop também estavam no currículo do artista, que começou a carreira na dublagem como o Homem de Lata do filme O Mágico de Oz (1939), estrelado por Judy Garland. Ele também deu voz a Obi-Wan Kenobi (Star Wars), Jar Jar Binks (Star Wars), Magneto (X-Men), J. Jonah Jameson (Homem-Aranha), o Senhor Omar (Todo Mundo Odeia o Chris) e Megatron (Transformers).