Rafael Fonteles diz que prioridade do Orçamento de 2026 será o equilíbrio das contas estaduais
17/09/2025 14h04Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho/ClubeNews
Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), disse que uma das principais metas para o orçamento estadual em 2026 será garantir o equilíbrio econômico das contas públicas. A previsão para o exercício financeiro do próximo ano é de R$ 25 bilhões.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) até o dia 30 de setembro. A proposta fixa as despesas e projeta receita estimada para o ano subsequente.
Em entrevista à imprensa, na terça-feira (16), Rafael Fonteles comentou que pastas consideradas estratégicas, como saúde, educação e infraestrutura, continuarão sendo prioridades.
“A prioridade será o equilíbrio das contas, sem dúvida. É o mais importante para garantir o estado estável e equilibrado. E sem dúvida, continua sendo prioridade o que é prioridade para a população: saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento econômico”, declarou.
No mês de julho, o governador Rafael Fonteles sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. O texto define as metas e prioridades da gestão estadual para o próximo ano, servindo como base de aplicação para a LOA.
O secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim disse que deverá apresentar oficialmente o orçamento ao governador nesta semana. O secretário fez mistério em relação ao valor.
“2025, eu tenho dito, que é um ano de transição, e 2026 será um ano de investimento. Tem uns destaques para as áreas básicas, principalmente no setor de Saúde, que tem evoluído nos atendimentos. Então, tem um valor que será acrescentado para a Saúde”, antecipou.
Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica