Mayana Moura relata confusão para tomar 1ª dose da vacina anti-Covid por ter doença psicossocial

21/05/2021 15h36


Fonte Revista Quem

Imagem: Reprodução/InstagramMayana Moura é vacinada contra a Covid-19.(Imagem:Reprodução/Instagram)Mayana Moura é vacinada contra a Covid-19.

A atriz Mayana Moura, de 38 anos de idade, sofre de transtorno bipolar (distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de obsessão) e, ao se informar que a doença psicossocial faz parte do grupo prioritário de vacinação da Covid-19 no Rio, onde ela mora com o marido e o filho, resolveu correr atrás do seu direito. Nesta sexta (21), dia em que o calendário carioca está vacinando pessoas do grupo prioritário de 38 anos pela manhã e de 37 anos à tarde, a atriz se dirigiu ao Jockey Club Brasileiro, na Gávea, para tomar a primeira dose da vacina. Chegando lá, contudo, não foi tão fácil ser vacinada.

"A Prefeitura do Rio divulgou que pessoas com doenças psicossociais teriam prioridade no calendário de vacinação. Entre elas estão depressão, bipolaridade tipo 1, que é o meu caso, e esquizofrenia. As principais e mais graves são essas, mas existem outras. Quando cheguei lá, o médico olhou meu laudo e questionou: você é bipolar? Tem esquizofrênico que vem aqui e não é vacinado. Fiquei chocada! Ele então levou meu laudo lá para dentro alegando que precisava checar. Checou umas duas vezes e depois disse: você pode tomar. Achei triste porque a pessoa que tem doença psicossocial passa por uma situação desnecessária. Por que divulgaram então? Quem tem doença mental já tem um estigma. E também gera muita expectativa", contou a atriz a Quem.

Mayana afirmou que fez questão de expor o episódio no Instagram a fim de conscientizar as pessoas que também sofrem de doença psicossocial sobre seus direitos. "Só fiz o post para informar. Desde sempre falei da minha condição e da importância de quem sofre com doença mental de tomar remédio e se tratar. A doença mental foi banalizada e é grave, precisa de medicação, às vezes até de hospitalização. As pessoas ficam muito desacreditadas, não sabem informar", explicou.

A atriz ainda esclareceu como as pessoas que têm doença psicossocial devem agir quando chegarem ao posto para tomar a vacina. "A Prefeitura do Rio incluiu doença psicossocial na lista de Deficiência e não na lista de Comorbidades. Não confundam... Porque vão querer dizer para vocês que vocês não estão na lista de Comorbidades. E não estão mesmo, estão na de Deficiência. Na porta estava uma confusão! Ninguém parece ter certeza de nada! De todo jeito, saiba os seus direitos. Consiga o máximo de informação possível e vá!", disse.

Mayana contou que foi diagnosticada com bipolaridade tipo 1 aos 34 anos. "Desde então, não fico sem remédio e acompanhamento médico. Tanto que nunca mais tive nenhuma crise. Não tem cura o que tenho, mas com a medicação e a terapia, tenho uma vida normal. Terei que tomar remédio para o resto da vida. E faço terapia duas vezes na semana. Fiquei muito feliz que fui vacinada. Meu marido é francês e sabia que em Paris doença psicossocial é do grupo prioritário. Resolvi enfrentar isso de peito aberto porque acho que posso ajudar as pessoas. Meu desejo é poder contribuir para que as pessoas se tratem, levem a sério os tratamentos, tomem os remédios e possam ter uma vida normal. É importante as pessoas saberem dos seus direitos", finalizou.

Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews