Ana Beatriz Nogueira fala sobre a convivência de 16 anos com a esclerose múltipla
27/09/2025 11h06Fonte O Globo
A atriz Ana Beatriz Nogueira falou sobre a convivência de 16 anos com a esclerose múltipla. Em entrevista à jornalista Maria Fortuna, no videocast "Conversa vai, conversa vem", no ar no Youtube do GLOBO e no Spotify, a atriz lembrou o que sentiu diante do diagnóstico, revelou as limitações impostas pela doença. Ela também explicou por que precisou deixar a novela "Mania de você", em 2024. Leia um trecho da entrevista abaixo:
Como é conviver com a esclerose múltipla há 16 anos?
São muitas EM e muito mais mulheres tem, isso é dado. A minha se começou com uma diplopia, comecei a ver tudo duplicado. Isso se chama surto, é uma inflamação na bainha de mielina. EM são inflamações múltiplas. A gente dizia "fulano tá esclerosado". Não tem nada a ver com isso. Tem a ver com a parte cognitiva, é visão, audição, movimento, equilíbrio.
Isso para uma atriz deve ter sido assustador. Sim. Quando recebeu o diagnóstico, achou que era o fim?
Achei. Passei um ano no sofrimento. Como achava que ia entortar, que tudo ia acabar, saí fazendo tudo que eu tinha medo. Monólogo, por exemplo. E fui trabalhando. E entendendo que era uma forma mais branda que eu tinha. Isso é uma sorte. Tem as agressivas... Não dá para dizer a vida é tranquila porque não é para muita gente Outro dia escreveram: "Ela diz que é tranquilo, mas teve que sair de uma novela" ("Mania de você", em 2024). Isso foi depois de 7 meses.
Nesses 16 anos, foram 14 novelas, não sei quantas peças, dirigi outras. Saí da novela faltando dois meses para terminar de gravar. Não foi culpa de ninguém. Eu não pedi para sair. Mas a novela teve uma mudança na história, eu fazia uma caiçara e e, de repente, fui parar em cenários extremamente quentes. Se continuasse forçando, poderia ter uma progressão da doença que não tinha tido até então. Porque você se sente um mal-estar danado, um cansaço. Se deixasse comigo, eu ia falar: "Tudo bem, vou me sentir mal mais dois meses". Mas minha neurologista achou melhor eu sair.
Quando saí da novela, fiquei muito triste, dei uma deprimida, nunca tinha saído de uma novela. Sou uma insistente profissional, até quando não é bom pra mim. Aceitar ter que sair foi o mais difícil. Ninguém imagina que o mais difícil é com você.
Com que limitações tem que lidar?
Não posso fazer sauna, lidar com temperaturas altíssimas. Tomo banho frio. Tenho truques, como um gelinho para esfriar o corpo pelo pulso, pela nuca. A kriptonita é o estresse, que não é bom pra ninguém. Se aborrecer dias seguidos com coisas desnecessárias. Ou não respeitar um momento de descanso, escala de trabalho seis por um.
Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews