Marília Mendonça deixa mais de 300 músicas para nova onda do "feminejo"

15/11/2021 08h02


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoMarília Mendonça(Imagem:Reprodução)Marília Mendonça

A morte de Marília Mendonça abalou o país apesar da breve carreira nos palcos a cantora estreou o trabalho solo em 2015, conquistou cadeira cativa no panteão dos grandes artistas nacionais e deixou legado. As informações são do IG gente.

Um de seus maiores desejos. Compôs, cantou, inspirou e abriu a porteira do sertanejo para o vasto universo feminino; o que a tornou única. A queda do avião levou a artista, com apenas 26 anos. O impacto de Marilia Mendonça na música, porém, fica para sempre.

Nascida em Cristianópolis, Goiás, Marília Mendonça teve uma infância e adolescência simples. Compôs sua primeira canção com apenas 12 anos. De lá para cá, esse número aumentou exponencialmente. De acordo com dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a artista tem 324 músicas registradas em seu nome, além de 391 gravações (suas e de parceiros) cadastradas. O próprio órgão afirma que Marília foi "uma artista essencial para o sertanejo."

Parcerias inéditas

Marília Mendonça deixou várias canções em parceria com outros artistas, já prontas para serem lançadas futuramente. De acordo com a equipe da cantora, há ao menos cinco trabalhos: com Dom Vittor e Gustavo (irmão caçula da artista), Hugo e Guilherme, a cantora mexicana Dulce María, Guilherme e Santiago, além de Ludmilla. A turnê das Patroas, projeto mais recente, que seria realizada com Maiara e Maraisa, segue sem definição. Conforme a assessoria de Marília, ainda não há, até o momento, previsão em relação a tributos e outras homenagens.

Novas composições

Entre os objetos encontrados na aeronave que caiu em Minas Gerais, estava um caderninho de Marília Mendonça. Nele, a artista rascunhava ideias e letras de novas composições. Segundo o advogado da família da cantora, Luiz Maurício, informou à imprensa, o objeto foi destinado à família dela. "É muito cedo, ainda. Vai ter que ser muito bem avaliado”, disse ele, na ocasião, referindo-se à possibilidade de as letras serem gravadas por outros artistas.

Porteira aberta: as discípulas do "feminejo"

Maior autoridade no movimento "feminejo" (em linhas gerais, músicas sertanejas feita por mulheres e para mulheres), Marília Mendonça foi peça importante para estabelecer o rol de artistas que surgiram no mesmo período, como as cantoras Maiara e Maraisa e Simone e Simaria, por exemplo. Mais do que isso, pavimentou o caminho e inspirou uma nova safra de cantoras no segmento. Entre as herdeiras, está Yasmin Santos, de 23 anos. "Foi e continuará sendo minha maior inspiração", declarou ela sobre Marília.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: artistas, artista, mar?lia